O Metrô-DF doou, na manhã desta quinta-feira (8/8), 264 objetos recolhidos nas estações, armazenados no Posto Central de Objetos Achados e Perdidos (PCOAP) e não reclamados pelos seus donos no prazo estipulado pela legislação, que é de 180 dias. As peças, em especial agasalhos, cobertores e outros itens de frio, foram entregues na Residência Oficial de Águas Claras à Chefe Executiva de Políticas Sociais do GDF, Talita Mattosinhos.
Exposição faz parte do Festival Orgulho Gay, que anualmente celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBT (Brasília, 23/07/2024) – Está em cartaz na Estação Central do Metrô-DF uma exposição de 10 fotografias que registra a história de idosos LGBT. A mostra é a atividade Mundo Íris, parte do Festival Brasília Orgulho, que inclui ainda a decoração de pilastras da estação com tecidos nas cores do...
Leia mais
Cerca de 60 músicos de nove orquestras de Samambaia, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria e outras regiões que estarão reunidos para uma apresentação dedicada ao público na Estação Central nesta próxima sexta-feira (12/07), às 18h. A apresentação gratuita também é uma forma de chamar a atenção para o 20º Encontro Nacional de Bandas e Orquestras, que será realizado entre os dias 26 e 28, no Arena Hall, em Vicente Pires.
O Metrô-DF assinou, em cerimônia realizada nesta terça (28) na sede do Banco do Brasil, o Termo de Compromisso para a implementação do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, instituído pelo Ministério das Mulheres, através da Portaria n° 288. de 27 de outubro de 2023. O programa é uma iniciativa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério das Mulheres, por meio da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, Ministério do Trabalho e Emprego, ONU Mulheres e Organização Internacional do Trabalho (OIT). A sétima edição do programa contou com a adesão de 103 empresas públicas e privadas.
O Metrô-DF adere, a partir desta quarta-feira (8), ao movimento Brasília pelo Sul, uma campanha de iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Chefia-Executiva de Políticas Sociais. Somando esforços a outros órgãos e entidades do Distrito Federal que estão recebendo doações para enviar à população do Rio Grande do Sul, o Metrô-DF vai receber os donativos em 17 estações.
Uma das maiores referências do hip hop nacional, o artista multimídia Rivas abriu nesta sexta-feira (5/4) uma exposição na Estação Central do Metrô-DF. A mostra tem 41 telas, que ficam penduradas no teto da estação e retratam os quatro elementos da cultura hip hop – DJ, breaking, rap e grafite -, além de imagens simbólicas da trajetória do artista brasiliense que já tem 40 anos de imersão na cultura hip hop, como produtor cultural, rapper, artista visual e arte-educador. Parte do “Projeto Rivas Vida Hip Hop”, elaborado por Rivas para marcar os 50 anos do hip hop no mundo, celebrado em 2023, bem como o decreto que tornou o hip hop patrimônio cultural e imaterial do DF, a exposição fica em cartaz até 5 de junho. A reedição da exposição marca o início do mês de aniversário de Brasília.
O Metrô-DF destacou-se como a única instituição vinculada ao Governo do Distrito Federal (GDF) a receber o Selo Social em 2024, certificação do programa de capacitação que reconhece iniciativas de impacto social, tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU, e concedido pelo Instituto Abaçaí Brasil. É a sexta vez que o Metrô-DF recebe o Selo Social.
Programa Saúde nos Trilhos retorna às atividades de 2024 com duas parcerias para orientar passageiros. A primeira, um mutirão de saúde rara, será quarta e quinta (dias 28 e 29/02), na Estação Central e tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população, os profissionais e os serviços de saúde a respeito dos desafios e das dificuldades de quem sofre com doenças raras. A segunda, ação sobre saúde mental do Projeto Help, será nesta terça-feira (27) na Estação Águas Claras.
Quem passar pelas estações e trens do Metrô-DF poderá receber informações e orientações por meio da iniciativa sobre como combater a violência contra crianças e adolescentes. Essa é a proposta da Campanha Não é brincadeira, é crime!, promovida a partir desta quarta-feira (24) pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) em parceria com o Metrô-DF e o Instituto Inside Brasil. As ações do projeto estarão presentes nas estações de metrô, com adesivação de trens, cartazes e banners, bem como estandes de divulgação, conscientização e apoio em estações estratégicas, como Central, Galeria dos Estados, Águas Claras, Praça do Relógio, Samambaia Terminal e Centro Ceilândia, e no Centro de Atendimento ao Turista Casa de Chá.
Ação idealizada pela Primeira-Dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, e desenvolvida sob a coordenação da Chefia-Executiva de Políticas Sociais e da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (Sedes), o Nosso Natal envolveu diversas secretarias, administrações regionais e empresas públicas, responsáveis pela decoração natalina e por outras atrações em cada um dos 16 restaurantes comunitários do DF.