Dia Mundial da Língua Portuguesa terá homenagem a José Saramago nas estações do Metrô-DF | Companhia do Metropolitano do Distrito Federal

Dia Mundial da Língua Portuguesa terá homenagem a José Saramago nas estações do Metrô-DF

Dia Mundial da Língua Portuguesa terá homenagem a José Saramago nas estações do Metrô-DF
26 abr 2022


Parceria de órgãos do GDF com a Embaixada de Portugal promoverá, em maio, uma exposição aberta simultaneamente nas estações do Metrô e na Galeria Camões

(Brasília, DF – 26/04/2022) – Em parceria com a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), o Escritório de Assuntos Internacionais (EAI) e a Secretaria de Educação (SEE), a Embaixada de Portugal traz a Brasília, em 5 de maio, a exposição A Bagagem do Viajante. Promovido pelo Instituto Camões, o evento conta ainda com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) e da representação da Unesco no Brasil. Os trabalhos podem ser vistos até 31 de julho.

Com nome inspirado no livro homônimo do escritor português José Saramago, cujo centenário de nascimento é comemorado este ano, A Bagagem do Viajante também celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Em sete estações do Metrô e na Galeria Camões, da embaixada, poderão ser vistos painéis com ilustrações dos artistas Pedro Amaral, Nathalie Afonso, Carlos Farinha e Mathieu Sodore, do coletivo português Borderlovers.

Fazem parte da exposição, entre outros destaques, imagens do filme Ensaio sobre a Cegueira (fotoacima), baseado na obra de José Saramago, com participação da atriz brasileira Alice Braga | Foto: Divulgação/Adorocinema


“A exposição fala-nos de um escritor em viagem constante e convida-nos a aceitar um desafio: sermos seus companheiros de viagem”, resume o professor Carlos Reis, diretor da Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós e comissário, em Portugal, dos eventos para o centenário de José Saramago. Coube a Reis a seleção dos textos para essa mostra.



Programação

Entre os destaques, há imagens de diversas personalidades, entre essas a jornalista e escritora espanhola Pilar del Río, atual presidente da Fundação José Saramago; o escritor, cantor e artista plástico português Valter Hugo Mãe; a atriz Alice Braga, que participou do filme Ensaio Sobre a Cegueira, e o ator Chico Diaz, do elenco de O Ano da Morte de Ricardo Reis – ambos filmes baseados em obras de Saramago.

Na Estação Shopping, poderão ser vistas imagens de personagens do romance Memorial do Convento. Já em Águas Claras, haverá destaques de obras dos escritores Afonso Reis Cabral, Andrea del Fuego, Gonçalo M. Tavares e Ondjaki, entre outros.

Na Estação Praça do Relógio, de Taguatinga, estarão registros do encontro de Saramago com Lucio Costa e Oscar Niemeyer. A Estação Ceilândia Centro, por sua vez, mostrará cenas do escritor português na Bahia, onde ele se encontrou com Jorge Amado. O percurso termina em Samambaia Sul, em que Saramago aparece eternizado em imagens ao lado de Sebastião Salgado e Chico Buarque.

Mostra em homenagem a José Saramago
Data: de 5/5 a 31/7
Locais:
Metrô-DF: Estações Galeria, Cine Brasília (106 Sul), Shopping, Águas Claras, Praça do Relógio, Ceilândia Centro, Samambaia Sul.
Galeria Camões/Embaixada de Portugal: Visitação de segunda a sexta, das 14h às 17h, mediante agendamento pelo e-mail geral@institutocamoes.org.br.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


deneme bonusu deneme bonusu deneme bonusu deneme bonusu
casino
deneme bonusu veren siteler
deneme bonusu
istanbul ofis taşıma evden eve nakliyat istanbul depolama uluslararası evden eve nakliyat istanbul evden eve nakliyat istanbul ofis taşıma deneme bonusu veren siteler deneme bonusu veren siteler deneme bonusu veren siteler
nakliyat depolama şehirlerarası evden eve nakliyat