Viola caipira anima estações do Metrô-DF | Companhia do Metropolitano do Distrito Federal

Viola caipira anima estações do Metrô-DF

Viola caipira anima estações do Metrô-DF
03 nov 2022

Até 25 de novembro, passageiros de Ceilândia, Samambaia, Plano Piloto e Águas Claras serão surpreendidos com apresentações musicais

Texto: Cristine Gentil/Metrô-DF
Fotos: Luiz Fernandes

(Brasília, 3/11/2022) – Já começou a primeira edição do Circuito Violando Fronteiras – Edição BSB, que leva a viola caipira para estações do Metrô-DF. Até 25 de novembro, haverá apresentações de músicos com o tradicional instrumento brasileiro de 10 cordas.

Serão apresentações nas estações em Ceilândia, Samambaia, Águas Claras e Plano Piloto (veja programação abaixo), que trazem a viola caipira como elemento central de uma diversidade de gêneros musicais, com diversas nuances e vertentes, desde as músicas mais tradicionais de raiz caipira a estilos mais urbanos e modernos, proporcionando aos usuários o acesso gratuito à arte e cultura.

O Circuito Violando Fronteiras – Edição BSB é uma parceria do Metrô, por meio do programa Cultura no Metrô, com o organizador do projeto, o violeiro e produtor cultural Elizeu Dourado (Mariano), integrante da dupla Macedo & Mariano, que se apresentou na estreia do projeto, no último dia 1º, na Estação Ceilândia Centro.

“o evento reúne diversas possibilidades artísticas que agregam valor ímpar à música de Viola Caipira. O circuito representa uma janela para o intercâmbio cultural e musical, e vai além, é uma forma concreta de fortalecer esse ícone material e imaterial da cultura popular brasileira: a Viola Caipira.”

Elizeu Dourado (Mariano), integrante da dupla Macedo & Mariano

As apresentações acontecem sempre às 18 horas, horário de maior circulação de pessoas nas estações, e seu formato centraliza o direito à acessibilidade, com a participação de um intérprete que traduzirá simultaneamente as letras cantadas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a divulgação de um teaser com o serviço de audiodescrição e para além disso, parte do material de divulgação foi impresso em braille.

Durante a apresentação, haverá um estande de divulgação de plataformas digitais e vendas de CDs e DVDs. Nesta edição, os espetáculos serão realizados de forma híbrida, com transmissão ao vivo pelo canal oficial https://www.youtube.com/CordasdaVida .

O projeto recebe recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do GDF e compõe o conjunto de ações da “Cordas da Vida”, instituição que se empenha em gerar visibilidade aos artistas da música de viola caipira, promovendo espaços de troca e interação entre a produção cultural e o público, além de democratizar o acesso à cultura.

Programação

ESTAÇÃO DO METRÔ DE CEILÂNDIA CENTRO – 18h

03/11- Claudinho da Viola
04/11- Carol Carneiro

ESTAÇÃO DO METRÔ TERMINAL SAMAMBAIA – 18h

09/11- Gaby Violeira
10/11- Jacarandá e Braúna
11/11- Chico de Assis e João Santana

ESTAÇÃO DO METRÔ ÁGUAS CLARAS – 18h

16/11- Ânderes e Fernandes
17/11- Karen Parreira
18/11- Cacai Nunes

ESTAÇÃO DO METRÔ CENTRAL ROD PLANO PILOTO – 18h

22/11- Dayane Reys
23/11- Arthur Noronha
25/11- Os Mineiros de Urucuia

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


grandpashabet aliagaspor.com istanbul ofis taşıma evden eve nakliyat istanbul depolama uluslararası evden eve nakliyat istanbul evden eve nakliyat istanbul ofis taşıma amplifeeder.com