Metrô-DF recolhe 1,85 tonelada de lixo eletrônico | Companhia do Metropolitano do Distrito Federal

Metrô-DF recolhe 1,85 tonelada de lixo eletrônico

Metrô-DF recolhe 1,85 tonelada de lixo eletrônico
06 fev 2023

Parceria para coleta e correta destinação de resíduos eletrônicos é parte da Política de Sustentabilidade da Companhia

Texto: Cristine Gentil/Metrô-DF
Foto: Paulo Barros/Metrô-DF

(Brasília, 03/02/2023) – A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) recebeu, pelo segundo ano consecutivo, certificado pelo descarte correto de lixo eletrônico. Foram 1.850 quilos de resíduos recolhidos em 2022 por meio de parceria com a Organização da Sociedade Civil Programando o Futuro, que atua em todo o território nacional na área de logística reversa. 

Desde 2020, o Metrô-DF, por meio da Gerência de Projetos Especiais, firmou parceria com a Programando o Futuro, dentro do eixo Metarreciclagem. A OSC é o braço operacional do Projeto Reciclotech, que tem como parceiro governamental a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). A entidade foi selecionada e habilitada a partir de processo de chamamento público junto à Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).

“A parceria faz parte dos esforços do Metrô-DF em realizar campanhas para aproximar a Companhia dos usuários e sociedade em geral, de forma sustentável, com ações educativas, ambientais, tecnológicas e inovação”, explica a Gerente de Projetos Especiais, Letícia Divina.

O coordenador geral da ONG Programando o Futuro, Vilmar Simion, fala sobre a importância da parceria: “O Brasil é o quinto país que mais gera lixo eletrônico no mundo, um tipo de lixo com alto poder contaminante, se não for descartado de maneira correta. Nosso trabalho de tratamento desse resíduo só é possível com a parceria de instituições, como o Metrô de Brasília, que abre suas estações para que a população descarte de maneira correta seus eletrônicos. O Metrô contribui para tornar o Distrito Federal um local mais sustentável”.

Foram instalados contêineres de coleta, os chamados PEVs (pontos de entrega voluntária), no Centro Administrativo e Operacional (CAO) e nas estações Águas Claras, Taguatinga Sul, Terminal Samambaia, Ceilândia Centro e Ceilândia Norte (Terminal), para recolher pilhas, baterias, computadores, celulares, entre outros materiais eletrônicos. 

Águas Claras foi o ponto de maior coleta, com 378kg de lixo eletrônico. Os resíduos são recolhidos, triados e, quando possível, consertados e doados a instituições de baixa renda do Distrito Federal.

Metrô já tem uma Política de Sustentabilidade

As parcerias para programas de reciclagem não são as únicas iniciativas em relação à sustentabilidade do Metrô-DF. A Companhia já tem uma Política de Sustentabilidade aprovada, que apresenta as diretrizes da Companhia relacionadas ao desenvolvimento sustentável em três dimensões: meio ambiente, economia e sociedade. 

A Política de Sustentabilidade é alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que representam uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, e também aos planos do Governo do Distrito Federal, já que Brasília aderiu formalmente à Agenda 2030, um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade.

Um dos exemplos das ações é o reaproveitamento de água na Companhia. Por dia, o Metrô-DF reaproveita 30.000 litros de água, provenientes de poço, para a lavagem dos trens. Além disso, a água que sai dos aparelhos de ar-condicionado é reutilizada para pequenas tarefas, como a limpeza de pisos e panos de chão. 

SERVIÇO:

Veja os materiais que podem ser descartados nos PEVs

  • Informática: microcomputador, monitor (tubo, LCD, LED e plasma), notebook, servidor, teclado, mouse, modem, roteador, impressora, estabilizador, tablet e no-break.
  • Televisão: televisão de tubo de imagem, LED, LCD e plasma.
  • Eletroeletrônicos: videocassete, DVD player, aparelho de som, controle remoto, forno de micro-ondas, secador de cabelo, prancha de cabelo.
  • Aparelhos telefônicos: aparelho celular, acessórios, smartphone, aparelhos telefônicos com e sem fio, fax e secretária eletrônica.
  • Resíduos eletrônicos: baterias de notebooks, baterias de no-break, chapas de raios-X, cabos de força, cabos, carregadores e adaptadores.

Materiais que não são recolhidos nos PEVs

  • Lâmpadas, papel, plástico, copos, bitucas de cigarro, vidro e resíduos orgânicos.
Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


deneme bonusu deneme bonusu deneme bonusu deneme bonusu
casino
deneme bonusu veren siteler
deneme bonusu
istanbul ofis taşıma evden eve nakliyat istanbul depolama uluslararası evden eve nakliyat istanbul evden eve nakliyat istanbul ofis taşıma deneme bonusu veren siteler deneme bonusu veren siteler deneme bonusu veren siteler
nakliyat depolama şehirlerarası evden eve nakliyat