Vandalismo causa interrupção da circulação de trens no Metrô-DF nesta terça-feira (28) | Companhia do Metropolitano do Distrito Federal

Vandalismo causa interrupção da circulação de trens no Metrô-DF nesta terça-feira (28)

Vandalismo causa interrupção da circulação de trens no Metrô-DF nesta terça-feira (28)
28 fev 2023

Equipes de manutenção estão trabalhando nos locais. Foi elaborada uma estratégia para restabelecimento do sistema e reparo das fibras rompidas para que os trens voltem a circular o mais breve possível. As estações permanecem fechadas

Texto: Cristine Gentil/Metrô-DF Foto: Paulo Barros/Metrô-DF

(Brasília, 28/02/2023) - A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informa que, na manhã desta terça-feira (28), identificou o rompimento de cabos de fibra ótica, por ato de vandalismo. Tal ocorrência provocou perda de sinalização no sistema e, consequentemente, interrupção da prestação de serviço à população.

Houve ainda furto de cabos de energia. Neste momento, as equipes de manutenção estão trabalhando nos locais. Foi elaborada uma estratégia para restabelecimento do sistema e reparo das fibras rompidas para que os trens voltem a circular o mais breve possível. As estações permanecem fechadas.

O Metrô-DF divulgará informações atualizadas assim que possível. A Companhia lamenta o transtorno aos usuários. Assim que foi identificado, o problema foi comunicado à Secretaria de Mobilidade, que determinou reforço nas linhas de ônibus.

Sobre o sistema de sinalização

O sistema de Sinalização e Controle é responsável por enviar a informação da localização de cada trem na via para o Centro de Controle.

O sistema impede a aproximação de trens e, por segurança, reduz a velocidade de tráfego em determinado trecho quando há falha.

As falhas podem ser provocadas por diversas ocorrências, tais como: queda de energia; raios; curtos-circuitos; rompimento de cabo ou de fibra óptica; atos de vandalismo; defeito em componentes dos diversos equipamentos espalhados pela via; falha nos computadores que compõem o Sistema de Sinalização ou no Sistema de Transmissão de Dados.

Nesta terça, a causa foi rompimento de fibra ótica por ato de vandalismo.

ANPTrilhos: Vandalismo afeta todo o país

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) informa que o vandalismo afeta a prestação do serviço de transporte, atingindo os mais de 6 milhões de passageiros que utilizam os sistemas metroferroviários diariamente, com as paralisações da circulação de trens, redução de velocidade operacional e interrupção do serviço para a restauração do material deteriorado.

Em 2021, os sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos de todo o País registraram 3.864 ocorrências, que geraram R$ 14,5 milhões de impacto financeiro estimado, fora o impacto operacional e para a população.

Os casos de vandalismo e furto de cabos e fios tem se mostrado um problema crescente nos sistemas metroferroviários nos últimos anos. Em 2021, entretanto, o número de casos aumentou muito, superando em quase 3 vezes (ou 300%) aqueles ocorridos em 2020.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


deneme bonusu deneme bonusu deneme bonusu deneme bonusu
casino
deneme bonusu veren siteler
deneme bonusu
istanbul ofis taşıma evden eve nakliyat istanbul depolama uluslararası evden eve nakliyat istanbul evden eve nakliyat istanbul ofis taşıma deneme bonusu veren siteler deneme bonusu veren siteler deneme bonusu veren siteler
nakliyat depolama şehirlerarası evden eve nakliyat