Metrô-DF revitaliza Estação Praça do Relógio e prestigia inauguração do Túnel Rei Pelé

05 jun 2023
Diretores compareceram à cerimônia de inauguração do túnel com a presença do governador Ibaneis Rocha. Depois, houve uma visita às instalações da Estação Praça do Relógio, que passou por uma revitalização
Texto: Cristine Gentil/Metrô-DF
Fotos: Asley Ribeiro e Maria Luiza Munhoz/Metrô-DF
(Brasília, 05/06/2023) – Uma das primeiras estações da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) a ser concluída e entregue à população na década de 1990, a Estação Relógio (ou Praça do Relógio, como é mais conhecida pelos usuários) foi completamente revitalizada pela empresa.
Foram executadas diversas ações, como a pintura das paredes, dos hidrantes, das pastilhas do mezanino, das rampas, revitalização das calçadas, revitalização das bilheterias, reparos em infiltrações e a revitalização da sinalização de segurança. Desde que entrou em operação, por volta do ano de 1997, a estação já havia passado por obras de manutenção, mas nunca por uma revitalização mais completa como a que foi realizada agora, com obras que duraram cerca de seis meses.
A ideia é aumentar a segurança, o conforto e a sensação de bem-estar para os mais de 8 mil passageiros que passam pela Estação Relógio em dias úteis – aproximadamente 185 mil pessoas por mês.
“A Estação Relógio é uma das mais importantes do sistema metroviário do DF, recebendo usuários de toda a região e, ao lado do novo túnel de Taguatinga, entregue à população pelo Governo do Distrito Federal, é uma importante obra de mobilidade urbana, que foi revitalizada para dar mais conforto e segurança aos nossos usuários”, avalia o Diretor-Presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral.









Inauguração do Túnel Rei Pelé
O diretor de Manutenção e Operação, Márcio Aquino, fez uma visita à estação nesta segunda, acompanhado de outros empregados do Metrô-DF. Segundo ele, a Companhia está empenhada em revitalizar mais duas estações ainda neste ano. “É importante trazer essa sensação de bem-estar ao usuário, que encontra uma estação pintada e totalmente limpa, além de segura”, disse.
A visita à estação, que fica no centro de Taguatinga, foi após a inauguração do Túnel Rei Pelé, que aconteceu às 10h desta segunda, dia em que a cidade completa 65 anos. Representando o Metrô-DF, além do diretor Márcio Aquino, estavam o Diretor Técnico, Fernando Jorge, e o Diretor de Administração, Leyvan Leite Cândido. Também compareceram o Chefe da Assessoria de Gestão, Cleilson Gadelha Queiroz, representando a Diretoria Financeira e Comercial, além do Ouvidor do Metrô-DF, Rodolfo Antunes, e outros empregados.
A inauguração foi uma grande festa, com a presença do governador Ibaneis Rocha e da primeira-dama Mayara Noronha; da vice-governadora, Celina Leão; de diversos secretários de Estado, presidentes de empresas, parlamentares da Câmara Legislativa e da bancada de Brasília no Congresso Nacional. Também estavam lá o administrador de Taguatinga, Renato Andrade; o ex-governador José Roberto Arruda e presidentes de associações comerciais.
Vários discursaram, enaltecendo o espírito empreendedor do governo, que não paralisou obras durante a pandemia, sobretudo o túnel de Taguatinga, que era uma reivindicação antiga da população da cidade e agora vai beneficiar cerca de 135 mil pessoas. O túnel tem 1.010 m de extensão e custou R$ 275 milhões.
O governador Ibaneis Rocha parabenizou a população, agradeceu a confiança pela votação que o reelegeu em primeiro turno e disse que o governo continuará “trabalhando sem medo e independentemente dos adversários, com uma equipe unida, organizada e com liderança, para levar dignidade aos 3,5 milhões de habitantes do DF”.