Metrô-DF retoma coleta seletiva em julho
03 jul 2023
Objetivo é que a coleta seletiva já comece a partir do dia 17 de julho. Tão logo a implantação esteja concluída no CAO, a Comissão responsável organizará a expansão para as estações
(Brasília, 03/07/2023) – A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal vai retomar o Programa de Coleta Seletiva. Começará pelo Centro Administrativo e Operacional (CAO). Entre 10 e 14 de julho, serão feitas as adaptações nas lixeiras.
Serão formados conjuntos, cada um com duas lixeiras, sendo uma reservada para lixo reciclável e outra para lixo não reciclável (rejeito). Cada conjunto atenderá a um grupo de seis empregados. Além disso, serão disponibilizados coletores específicos nos corredores, copas e refeitório para a coleta do lixo orgânico gerado pelos funcionários durante suas rotinas de trabalho.
Assim, será solicitado que cada empregado utilize o coletor mais próximo para descartar corretamente esse tipo de resíduo, a fim de possibilitar o tratamento adequado, por meio das composteiras, localizadas no CAO, onde serão transformados em adubo.
A ideia é que a coleta seletiva já comece a partir do dia 17 de julho. Tão logo a implantação esteja concluída no CAO, a Comissão responsável organizará a expansão para as estações.
O que será feito com os resíduos?
Os resíduos orgânicos serão integralmente tratados no CAO, em composteiras, e se tornarão adubo para o jardim da unidade.
Já os resíduos recicláveis serão coletados e encaminhados para cooperativas, por meio do SLU, onde serão triados e encaminhados para reciclagem.
Já os rejeitos (resíduos não recicláveis) serão coletados pelo SLU e destinados ao aterro sanitário de Brasília.
Entenda os tipos de resíduos:
Os resíduos gerados serão separados em três tipos: reciclável, orgânico e rejeito.
a). O que é resíduo reciclável?
São classificados assim os resíduos que podem ser reaproveitados ou reciclados. Ex: embalagens de marmita (inclusive as de isopor), cápsulas de café, copos descartáveis (inclusive os biodegradáveis), latas em geral, papel, papelão, plástico, vidro.
b). O que é o resíduo orgânico?
São cascas de frutas, sobras de alimentos em geral (incluindo almoço), borra de café, filtros de chá e vegetação seca e podas em geral.
c). O que é o rejeito?
Lixo não passível de reciclagem, como bituca de cigarro, lixo de banheiro, máscaras e luvas usadas, guardanapo sujo, lixo do processo de limpeza.
A Companhia conta com o envolvimento de todos para que a coleta seletiva seja um sucesso, contribuindo com a preservação do meio ambiente e com a geração de renda das pessoas que se sustentam com a reciclagem.