Metrô-DF promove Semana de Compliance e Integridade
25 jul 2023
Na solenidade de abertura, o diretor de Manutenção e Operação do Metrô-DF, Márcio Aquino, como presidente em exercício, deu as boas-vindas aos convidados e empregados
Texto: Cristine Gentil/Metrô-DF
Fotos: Asley Ribeiro/Metrô-DF
(Brasília, 25/07/2023) – A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) iniciou nesta segunda (24) a Semana de Compliance e Integridade, promovida pela área de Governança. O evento segue até sexta-feira (28), com uma série de palestras que pretendem esclarecer dúvidas e ampliar o conhecimento sobre a importância dos mecanismos de controle e compliance na Companhia.
Na solenidade de abertura, o diretor de Manutenção e Operação do Metrô-DF, Márcio Aquino, como presidente em exercício, deu as boas-vindas aos convidados e empregados, destacando que, desde 2019, a Companhia iniciou os trabalhos internos e parcerias externas para estruturar a área de Governança, criando o setor de Correição, a Comissão de Ética e a elaboração dos Códigos de Conduta e de Ética, hoje vigentes na Companhia.
“Isso demonstra o comprometimento da alta gestão com a política de integridade e de anticorrupção, instituindo indicadores e mecanismos de controle, para monitoramento constante das ações da Companhia, que devem estar em conformidade com as legislações”, disse o diretor.
O comprometimento da alta gestão foi o tema do primeiro dia de debates no auditório da Companhia, que contou com a presença ainda do Diretor de Administração, Leyvan Leite Cândido, e do Diretor Técnico, Fernando Jorge.
O Controlador-Geral do Distrito Federal, Daniel Alves Lima, destacou o Metrô-DF como um dos primeiros órgãos do GDF a tomar a iniciativa de procurar a parceria da CGDF para instituir as políticas de Integridade. “O envolvimento da alta gestão é fundamental para o crescimento da cultura de integridade. Tudo começa com o exemplo da alta administração”, acrescentou.
Roberta Alves de Castro, chefe da Área de Governança e Controle Interno, deu início ao debate, que contou com participação da procuradora Federal Danyela Gontijo, da Advocacia Geral da União, da Diretora Executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi, e da Gerente de Compliance e Integridade do Metrô-DF, Luciana Rosa da Silveira.
Roberta reforçou o comprometimento da alta gestão como essencial, assim como o envolvimento de todos os empregados para a mudança de cultura em prol das políticas de Integridade. A seguir, passou a palavra para Danyela.
Com larga experiência no tema de governança, Danyela discorreu sobre o processo de tomada de decisão, contextualizando teorias e conceitos. Falou sobre os estudos relacionados ao fenômeno da desonestidade, sobre como fatores ambientais e políticos influenciam na tomada de decisão e na arquitetura das escolhas, e sobre como o ato desonesto deve ser avaliado além da relação custo-benefício, ou seja, não necessariamente tem relação com a intenção de ganhar dinheiro.
Além disso, enfatizou a necessidade de punição quando ocorre alguma prática errada. “Precisa cortar no primeiro ato. Assim, há uma sinalização para cada um de que não será aceito”, avaliou.
Ainda sobre a necessidade do engajamento de todos para a criação da cultura de integridade, Danyela destacou a importância da autonomia da área de Governança e da Companhia ter canais de denúncia seguros para os empregados utilizarem com confiança.
Depois, a palavra foi passada para Roberta Marchesi, da ANPTrilhos, que explicou sobre os desafios da entidade para elaborar a própria política de compliance, tendo cuidado para abranger todos os 22 associados, que têm situações diferentes. “Compliance não é mais diferencial no mercado, mas de sobrevivência”, declarou.
Para ela, é preciso buscar formas de mensurar a política, estruturar áreas específicas e fazer treinamentos com empregados para que os códigos de Conduta e Ética sejam internalizados e haja de fato uma mudança de cultura. Enfatizou ainda a importância de observar as políticas de compliance de toda a cadeia de fornecedores e terceirizados, para proteger a reputação das empresas.
A Semana de Integridade e Compliance continua até sexta-feira. A Companhia conta com a presença dos empregados nas palestras, entre 10h e 12h, conforme programação publicada na intranet.
Todos os dias, após a palestra, será fornecido um código aos empregados que comparecerem. Este código será usado para baixar um certificado, por meio da intranet. O download do certificado pode ser feito sempre até as 10h do dia seguinte à palestra. Maiores informações e esclarecimento de dúvidas pelo ramal 7171.