Metrô-DF promove Semana de Compliance e Integridade | Companhia do Metropolitano do Distrito Federal

Metrô-DF promove Semana de Compliance e Integridade

Metrô-DF promove Semana de Compliance e Integridade
25 jul 2023

Na solenidade de abertura, o diretor de Manutenção e Operação do Metrô-DF, Márcio Aquino, como presidente em exercício, deu as boas-vindas aos convidados e empregados

Texto: Cristine Gentil/Metrô-DF
Fotos: Asley Ribeiro/Metrô-DF

(Brasília, 25/07/2023) – A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) iniciou nesta segunda (24) a Semana de Compliance e Integridade, promovida pela área de Governança. O evento segue até sexta-feira (28), com uma série de palestras que pretendem esclarecer dúvidas e ampliar o conhecimento sobre a importância dos mecanismos de controle e compliance na Companhia.

Na solenidade de abertura, o diretor de Manutenção e Operação do Metrô-DF, Márcio Aquino, como presidente em exercício, deu as boas-vindas aos convidados e empregados, destacando que, desde 2019, a Companhia iniciou os trabalhos internos e parcerias externas para estruturar a área de Governança, criando o setor de Correição, a Comissão de Ética e a elaboração dos Códigos de Conduta e de Ética, hoje vigentes na Companhia.

“Isso demonstra o comprometimento da alta gestão com a política de integridade e de anticorrupção, instituindo indicadores e mecanismos de controle, para monitoramento constante das ações da Companhia, que devem estar em conformidade com as legislações”, disse o diretor.

O comprometimento da alta gestão foi o tema do primeiro dia de debates no auditório da Companhia, que contou com a presença ainda do Diretor de Administração, Leyvan Leite Cândido, e do Diretor Técnico, Fernando Jorge.

O Controlador-Geral do Distrito Federal, Daniel Alves Lima, destacou o Metrô-DF como um dos primeiros órgãos do GDF a tomar a iniciativa de procurar a parceria da CGDF para instituir as políticas de Integridade. “O envolvimento da alta gestão é fundamental para o crescimento da cultura de integridade. Tudo começa com o exemplo da alta administração”, acrescentou.

Roberta Alves de Castro, chefe da Área de Governança e Controle Interno, deu início ao debate, que contou com participação da procuradora Federal Danyela Gontijo, da Advocacia Geral da União, da Diretora Executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi, e da Gerente de Compliance e Integridade do Metrô-DF, Luciana Rosa da Silveira.

Roberta reforçou o comprometimento da alta gestão como essencial, assim como o envolvimento de todos os empregados para a mudança de cultura em prol das políticas de Integridade. A seguir, passou a palavra para Danyela.

Com larga experiência no tema de governança, Danyela discorreu sobre o processo de tomada de decisão, contextualizando teorias e conceitos. Falou sobre os estudos relacionados ao fenômeno da desonestidade, sobre como fatores ambientais e políticos influenciam na tomada de decisão e na arquitetura das escolhas, e sobre como o ato desonesto deve ser avaliado além da relação custo-benefício, ou seja, não necessariamente tem relação com a intenção de ganhar dinheiro.

Além disso, enfatizou a necessidade de punição quando ocorre alguma prática errada. “Precisa cortar no primeiro ato. Assim, há uma sinalização para cada um de que não será aceito”, avaliou.

Ainda sobre a necessidade do engajamento de todos para a criação da cultura de integridade, Danyela destacou a importância da autonomia da área de Governança e da Companhia ter canais de denúncia seguros para os empregados utilizarem com confiança.

Depois, a palavra foi passada para Roberta Marchesi, da ANPTrilhos, que explicou sobre os desafios da entidade para elaborar a própria política de compliance, tendo cuidado para abranger todos os 22 associados, que têm situações diferentes. “Compliance não é mais diferencial no mercado, mas de sobrevivência”, declarou.

Para ela, é preciso buscar formas de mensurar a política, estruturar áreas específicas e fazer treinamentos com empregados para que os códigos de Conduta e Ética sejam internalizados e haja de fato uma mudança de cultura. Enfatizou ainda a importância de observar as políticas de compliance de toda a cadeia de fornecedores e terceirizados, para proteger a reputação das empresas.
A Semana de Integridade e Compliance continua até sexta-feira. A Companhia conta com a presença dos empregados nas palestras, entre 10h e 12h, conforme programação publicada na intranet.

Todos os dias, após a palestra, será fornecido um código aos empregados que comparecerem. Este código será usado para baixar um certificado, por meio da intranet. O download do certificado pode ser feito sempre até as 10h do dia seguinte à palestra. Maiores informações e esclarecimento de dúvidas pelo ramal 7171.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deneme Bonusu Şartsız Bedava Bonus Veren Siteler deneme bonusu veren siteler deneme bonusu veren siteler deneme bonusu deneme bonusu deneme bonusu deneme bonusu
casino
deneme bonusu veren siteler
deneme bonusu
istanbul ofis taşıma evden eve nakliyat istanbul depolama uluslararası evden eve nakliyat istanbul evden eve nakliyat istanbul ofis taşıma deneme bonusu veren siteler deneme bonusu veren siteler deneme bonusu veren siteler
nakliyat depolama şehirlerarası evden eve nakliyat