Metrô-DF promove evento de governança com as estatais do GDF
03 out 2023
Representantes de empresas estatais trocaram informações sobre como cada uma se organiza em relação às práticas de governança, integridade, compliance e controle interno
Texto: Cristine Gentil/Metrô-Df
Fotos: Paulo Barros/Metrô-DF
(Brasília, 3/10/2023) – A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) realizou nesta segunda-feira (2), no auditório da Câmara Legislativa, o evento “Metrô Convida: Governança nas Estatais”.
Durante todo o dia, representantes de empresas estatais trocaram informações sobre como cada uma se organiza em relação às práticas de governança, integridade, compliance e controle interno, explicitando os modelos de gestão, a estrutura, as ferramentas, os processos, entre outros mecanismos para assegurar uma prestação de serviço transparente e responsável.
O presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, agradeceu a presença de todos, a parceria com os órgãos de controle do DF, como o Tribunal de Contas do DF e a Controladoria Geral do DF. Destacou que o objetivo da Companhia com o evento é compartilhar experiências em relação às melhores práticas de governança.

“Em 2019, quando assumimos, não havia área de governança. De lá para cá, criamos toda a estrutura e continuamos a fazer tudo para amadurecer nossa gestão e nossos processos. Esse evento é parte do esforço para que o Metrô e as demais empresas do GDF consigam fazer as melhores entregas para a população do DF”
Handerson Cabral, diretor-presidente do metrô-df
Na abertura do evento, o presidente da CEB, Edison Antônio Costa Britto Garcia, explicou a importância da governança para que a Companhia, hoje de capital aberto, com ações em bolsa, tivesse valorização no preço das ações, conquistasse 8 mil acionistas e se transformasse numa companhia lucrativa para o GDF.
Já o presidente da Caesb, Luís Antônio Almeida Reis, explicou que hoje a companhia tem uma área de governança madura e sólida, o que tem sido fundamental para a gestão corporativa e o auxílio na tomada de decisões estratégicas na companhia.
Roberta Marchesi, diretora executiva da Associação Nacional de Transporte sobre Trilhos (ANPTrilhos), que reúne os sistemas de transportes metroferroviários do Brasil, destacou o pioneirismo do Metrô-DF nas ações de governança e compliance. “Esse evento marca o compromisso da companhia com a ética e a conformidade da administração pública, que se reflete no dia a dia da prestação de serviços públicos à população.”
APERFEIÇOAMENTO
Para Cristiane Bukowitz, diretora executiva de gestão de pessoas do BRB, o fato de pertencer a um segmento que já é tão regulado, permite ao banco aperfeiçoar as práticas de governança, transparência, controle e segurança, que acabam permeando todas as decisões estratégicas.
Já o subcontrolador de Governança e Compliance Interino da Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF), José Marco Rezende Andrade, falou sobre o desafio de tirar as ações de governança do papel e colocá-las em prática. “Eventos como este podem transformar as estatais em modelos para a administração direta do GDF”, acredita.
O vice-presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal – TCDF, conselheiro André Clemente Lara de Oliveira, afirmou que o movimento de fazer revisões permanentes na gestão pública é muito importante. “A parte mais importante de uma sociedade são as pessoas e as políticas públicas servem para prestar um bom serviço à população”, completou. Ele disse ainda que acompanha a preocupação do Metrô-DF desde o início em fortalecer as práticas de governança na companhia.
O presidente da Câmara Legislativa, deputado distrital Wellington Luiz, reforçou a honra de receber um evento com todas as estatais na Casa do Povo. “A Câmara e o Executivo estão em uma sinergia fundamental para trazer os melhores resultados para a população”, contou.
CONFIRA IMAGENS DO EVENTO “METRÔ-DF CONVIDA: GOVERNANÇA NAS ESTATAIS”






































Após a cerimônia de abertura, profissionais de todas as empresas que lideram os setores de governança apresentaram seus organogramas e explicaram como estão organizadas as áreas. A chefe de Governança e Controle Interno do Metrô-DF, Roberta Alves de Castro, abriu as apresentações. No Metrô-DF, são três as gerências: Planejamento Estratégico, Controle Interno e Gestão de Riscos.
Roberta e sua equipe apresentaram a evolução da área no Metrô-DF desde 2019, mostrando também todos os instrumentos criados, como os Códigos de Ética e de Conduta e a reformulação do plano de sustentabilidade, além das ações para monitoramento dos processos e para a execução de relatórios para o GDF. “Não adianta ter práticas de governança se não há eficácia na aplicação das medidas”, pontuou.
Posteriormente, CEB, Caesb, Terracap, Novacap e BRB também relataram seus processos, iniciativas e a evolução das práticas no âmbito de cada empresa. Todos apontaram o comprometimento da alta direção como essencial para uma governança madura, capaz de auxiliar na tomada de decisões estratégicas.
Como grande desafio, os representantes pontuaram a necessidade de mudança da cultura das organizações para que todos os colaboradores se envolvam com as boas práticas de governança, contribuindo de forma orgânica para uma entrega de valor à população, seja no transporte, no saneamento, na preservação do patrimônio, em todos os serviços prestados à população.
O evento foi transmitido pelo canal do Metrô-DF no YouTube e está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=mxQDdEOeXA8.
