Grafite em homenagem a Copérnico é inaugurado na Estação Galeria | Companhia do Metropolitano do Distrito Federal

Grafite em homenagem a Copérnico é inaugurado na Estação Galeria

Grafite em homenagem a Copérnico é inaugurado na Estação Galeria
15 nov 2023

Obra foi um presente da Embaixada da Polônia, em homenagem aos 550 anos de nascimento de Nicolau Copérnico, criador da teoria heliocêntrica

Texto: Cristine Gentil/Metrô-DF
Fotos: Asley Ribeiro/Metrô-DF

(Brasília, 14/11/2023) – As estações do Metrô-DF são também espaços para a promoção de educação e cultura. Nesta terça-feira (14/11), foi inaugurado um painel de grafite na Estação Galeria. A obra é uma homenagem aos 550 anos de Nicolau Copérnico, criador da teoria heliocêntrica, segundo a qual a Terra e os demais planetas giram em torno do Sol.

O 550º aniversário de nascimento desse importante estudioso polonês, que foi astrônomo, matemático, médico, advogado e economista, tem sido lembrado em diversas ações, tanto na Polônia quanto fora de seu país de origem.

A obra na entrada da Estação Galeria, executada pelo artista brasiliense Douglas Kordyal, foi um presente da Embaixada para a população de Brasília. A pintura contém o rosto de Copérnico e a representação gráfica do heliocentrismo com o sol e os planetas.

A cerimônia de inauguração foi aberta pelo Diretor de Administração do Metrô-DF, Leyvan Cândido, e contou com a presença do Secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto. A embaixadora da Polônia, Bogna Janke, falou sobre “a satisfação de levar o conhecimento sobre esse grande cientista às milhares de pessoas que passam diariamente pela Estação Galeria”.



O evento foi acompanhado por 12 crianças convidadas pelo Metrô-DF e seus pais ou parentes, que iniciaram a tarde conhecendo o galpão de manutenção e um trem, onde puderam entrar na cabine e receber instruções do piloto e instrutor de tráfego Souza Júnior. Depois, as crianças embarcaram no Metrô em direção à Estação Galeria.

No caminho, receberam uma aula sobre regras de segurança para usuários do Metrô, conduzida pela responsável pela Escola Metroviária, Daniele Gomes Prandi, chefe do Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos, e pela gerente de Projetos Especiais, Letícia Divina.

Bernardo Costa, 9 anos, Elisa Soares, 9 anos, e Clara Soares, 11 anos, disseram que adoraram o passeio e observaram com detalhes a pintura do artista. “Achei bem criativa a forma como ele desenhou o sistema todo, com o sol e os planetas”, disse Clara.

Após acompanharem a inauguração da obra de arte, as crianças foram convidadas a uma visita à Embaixada da Polônia. Lá, eles assistiram a um filme sobre a biografia de Copérnico, receberam desenhos para colorir, tiraram fotos, testaram seus conhecimentos sobre os planetas e o sistema solar e ainda degustaram um lanche oferecido pela embaixada.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


grandpashabet aliagaspor.com istanbul ofis taşıma evden eve nakliyat istanbul depolama uluslararası evden eve nakliyat istanbul evden eve nakliyat istanbul ofis taşıma amplifeeder.com