Intervenções artísticas no Metrô-DF conscientizam sobre a violência contra a mulher | Companhia do Metropolitano do Distrito Federal

Intervenções artísticas no Metrô-DF conscientizam sobre a violência contra a mulher

Intervenções artísticas no Metrô-DF conscientizam sobre a violência contra a mulher
25 nov 2023

As obras, criações das artistas Key Amorim e Ganjart, podem ser vistas nas nas estações Praça do Relógio e Águas Claras. Ação do Instituto Glória conta com o apoio do Metrô-DF

Fotos: Asley Ribeiro/Metrô-DF
Paulo Barros/Metrô-DF

(Brasília-DF, 24/11/2023) – Murais de grafite com a proposta de conscientizar a sociedade sobre a naturalização de agressões contra a mulher chamaram a atenção do público na capital federal. As obras, criações das Key Amorim (@keyamorim) e Ganjart (@ganjart3), estão disponíveis nas estações Praça do Relógio e Águas Claras, respectivamente. O trabalho – que busca chamar a atenção para o dia 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher – faz parte da iniciativa “Não deixe ela virar paisagem”, realizada pelo Instituto Gloria, plataforma de transformação social que possui uma rede de apoio para combater o ciclo de violência contra mulheres e meninas e que conta com o apoio da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal, por meio da Gerência de Projetos Especiais. A açào foi realizada pela agência Artplan.



Apesar da similaridade das artes, há uma diferença que singulariza o trabalho de cada artista: enquanto Key Amorim ilustra uma mulher negra, Ganjart desenha uma mulher branca. O objetivo é sinalizar que a violência doméstica não escolhe cor, etnia ou classe social. A iniciativa também contou com mobiliários urbanos espalhados por Brasília, com réplicas da artista Key Amorim, reproduzidas digitalmente. Já a figura da mulher representada por Ganjart foi projetada em alguns painéis da cidade, seguindo a mesma lógica do mural.

Os grafites e a arte digital foram finalizados nesta sexta, dia 24 de novembro, revelando a seguinte mensagem: “Vários tipos de violência aconteceram nesse muro, mas muita gente não percebeu. Não deixe a violência contra a mulher virar paisagem. Denuncie. Ligue 180”. No mural, há também um QR Code, que direciona as pessoas para que possam ver a transformação completa da obra em um sistema de realidade aumentada. Elas foram iniciadas no último domingo (19/11).



Durante cinco dias, quem passou pelas obras com o olhar mais atento teve a oportunidade de perceber a transformação das ilustrações femininas, de uma representação confiante e sorridente para semblantes tristes e inseguros, cujas mudanças representam diversos tipos de violência, como física, psicológica, patrimonial e moral. Ambos os grafites sofreram as mesmas alterações e todas as intervenções no Metrô aconteceram durante a noite, como forma de representar o silêncio muitas vezes existente em casos de violência contra a mulher. Os mobiliários urbanos, igualmente, foram trocados durante a madrugada, com as mesmas modificações realizadas junto ao muro de sua estação correspondente.

“Violência contra a mulher sempre esteve relacionada com processos culturais, ou seja, tão normalizadas que impactam na não percepção social. Tudo vira paisagem. E o reflexo desta aceitação é o aumento contínuo da violência contra nós, mulheres”, conta Cristina Castro, fundadora e CEO do Instituto Gloria.

“Apoiar ações como essa do Instituto Glória é fundamental para informar a todas as 160 mil pessoas que usam o Metrô-DF diariamente, da importância de se combater a violência contra a mulher”, avalia Handerson Cabral, diretor-presidente do Metrô-DF.

A ação, igualmente, tem o objetivo de conscientizar sobre dados alarmantes na cidade. No Distrito Federal, de acordo com levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, houve um aumento de 205% nos casos de feminicídio, em comparação ao ano anterior. É mais que o triplo dos casos de 2022.

SERVIÇO
Ação “Não deixe ela virar paisagem”
Local: Estações Águas Claras e Praça do Relógio

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


deneme bonusu
casino
deneme bonusu veren siteler
deneme bonusu
istanbul ofis taşıma evden eve nakliyat istanbul depolama uluslararası evden eve nakliyat istanbul evden eve nakliyat istanbul ofis taşıma