Metrô-DF faz balanço das ações de manutenção do domingo (1/12)

03 dez 2024
Além da instalação das alças de mão nos trens, companhia realizou serviços de esmerilhamento e socaria nas vias, podas de árvores e manutenção profunda de equipamentos
Texto: Cristine Gentil/Metrô-DF
Foto: Asley Ribeiro/Metrô-DF
(Brasília, 03/12/2024) – A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) realizou uma série de manutenções preventivas no último domingo (1/12), quando a circulação de trens ficou interrompida. Também instalou alças de mão em todos os trens para proporcionar maior segurança e conforto aos usuários.
Ao todo, foram adquiridas 8.500 alças de mão, feitas de tira PVC flexível e náilon. O investimento foi de R$ 595 mil, recursos provenientes de emenda parlamentar de autoria do deputado distrital Jorge Vianna.
Entre as ações de manutenção, o principal serviço executado durante o domingo foi o esmerilhamento dos trilhos da via permanente entre as estações Guará e Arniqueiras. O esmerilhamento se destina a melhorar os níveis de ruído provocado pelo deslocamento dos trens.
Além disso, foram feitas ações de manutenção profunda em três aparelhos de mudança de via na mesma região, fundamental para a correção de defeitos geométricos do terreno, garantindo maior estabilidade e segurança operacional. As máquinas de chave (componentes dos aparelhos de mudança de via) dos pátios de estacionamento e manutenção também foram inspecionadas.
Na região da Estação Shopping, também foi concluída a revisão da máquina de chave, incluindo serviços de socaria – que consiste na compactação mecanizada do lastro (brita), trazendo maior nivelamento ao equipamento.
Já na região de Samambaia, foi realizada a limpeza de canaletas de drenagem, que evitará alagamentos no trecho. Por fim, foram roçados 37 hectares e podadas 17 árvores com interferência com as vias.