Metrô-DF recebe prêmio máximo por transparência | Companhia do Metropolitano do Distrito Federal

Metrô-DF recebe prêmio máximo por transparência

Metrô-DF recebe prêmio máximo por transparência
06 dez 2024

Companhia é reconhecida pela Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF) como uma das organizações que mais se destacaram no combate à corrupção, transparência e controle social da gestão pública em 2024

Texto: Cristine Gentil/Metrô-DF
Fotos: Divulgação/Ascom/CGDF

(Brasília, 06/12/2024) – A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) recebeu mais uma vez o reconhecimento máximo por suas práticas de transparência. Em cerimônia realizada quarta-feira (04/12/2024), no auditório lotado da Câmara Legislativa, o Metrô-DF recebeu dois troféus, na categoria Ouro, da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF): o Alto Nível e o ITA.

O troféu Alto Nível é concedido a organizações pelo comprometimento às recomendações de auditoria e promoção de melhorias contínuas de seus processos internos. Já o Prêmio ITA (Índice de Transparência do Governo do Distrito Federal) reconhece as entidades pelo cumprimento da Lei de Acesso à Informação, especificamente aqueles que atingem 100% da transparência ativa e passiva, disponibilizando dados de maneira clara e acessível.

O diretor-presidente em exercício do Metrô-DF, Márcio Aquino (C) com o Ouvidor Rodolfo Assis Rocha Antunes (segundo da esquerda para a direita) e Teresinha da Cunha Marra Pinheiro, chefe da Auditoria Interna e demais integrantes da equipe na premiação da CGDF. Foto: GCDF

Representando o Metrô-DF, compareceram à cerimônia o Diretor de Operação e Manutenção, Márcio Aquino; a chefe da Auditoria Interna, Teresinha da Cunha Marra Pinheiro; e o Ouvidor-Geral do Metrô, Rodolfo Assis Rocha Antunes. “É um orgulho para o Metrô-DF estar entre as organizações que trabalham para manter altos padrões de transparência e controle social da gestão. Esse compromisso já faz parte da cultura da nossa companhia, que tem conquistado esse reconhecimento anualmente”, afirmou Márcio Aquino, que representou o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, no evento.

Três tipos de premiações foram concedidos pela CGDF a secretarias e depois órgãos vinculados ao governo. Além dos prêmios Alto Nível e ITA, pela primeira vez foi entregue o Prêmio Ipê, que destacou três secretarias do GDF por projetos inovadores relacionados à transparência.

O controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima, afirmou que, mais do que troféus, os prêmios refletem um compromisso maior com a confiança do cidadão no serviço público. “São servidores trabalhando em conjunto para superar desafios e entregar resultados que transformam vidas. E o papel da CGDF é fomentar a transparência, é ser um farol de segurança para o cidadão”, disse.



Lima anunciou ainda que o GDF recebeu da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) o selo Diamante, maior pontuação referente à transparência da administração pública, em especial pelo programa Participa DF, que disponibiliza para a população uma plataforma digital acessível para receber manifestações, como sugestões, elogios e reclamações, e já conta com 1 milhão de cidadãos cadastrados.

Na ocasião, também foi lançado o Participe Aqui, que consiste na instalação de uma série de tótens em locais de grande acesso de pessoas para facilitar o registro dessas manifestações pela população. O projeto foi criado em conjunto com a Secretaria de Tecnologia e Inovação.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *