Começam as obras da expansão da Linha 1 do Metrô-DF em Samambaia
28 jun 2025
Canteiros de obras de duas novas estações estão em fase de finalização; já foram investidos R$ 16,3 milhões nos trabalhos
Texto: Paulo Barros/Metrô-DF
Fotos: Divulgação/Metrô-DF
(Brasília-DF, 28/06/2025) – Começaram as obras da expansão da Linha 1 no Ramal Samambaia da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), com destaque para a construção do Emissário Samambaia, as duas novas estações 35 e 36 e a estação de energia SR63. As obras são executadas pelo Consórcio CG–JFJ, vencedor da licitação para a expansão de Samambaia.
Localizado no Parque Gatumé e formado por uma bacia de amortecimento e um canal de restituição de águas pluviais, o emissário fica distante cerca de 5,5 quilômetros da nova via do Metrô-DF e é essencial para a proteção não só da via, mas da região administrativa contra problemas durante o período chuvoso, ao reduzir inundações, erosões e danos ambientais, trazendo benefícios tanto para os moradores quanto para o meio ambiente.
“A construção da bacia está sendo realizada em uma área com vegetação local, e todos os estudos necessários foram conduzidos para garantir o respeito às normas e legislações ambientais”, informa o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral. “As obras receberam todas as licenças ambientais exigidas, emitidas pelos órgãos competentes, e foram planejadas para minimizar os impactos e para preservar a vegetação e os recursos hídricos da região”, completa.
Nas Estações 35, 36 e SR63, os canteiros de obras das estações encontram-se em fase de finalização. O canteiro é o ponto inicial para a execução da obra propriamente dita e, até o momento, já foi concluída a terraplenagem na estação 35 e também na SR63 e estão em andamento os serviços de armação de blocos, vigas baldrames e estacas das fundações e estruturas destas duas áreas. A estação 36 encontra-se com o canteiro de obras em fase de finalização.
Ordem de Serviço
A ordem de serviço para o início das obras foi assinada no último dia 19 de fevereiro pela vice-governadora Celina Leão, em cerimônia realizada no auditório do Complexo Administrativo e Operacional (CAO) do Metrô-DF em Águas Claras. Serão 3,6 quilômetros a mais de via, a partir da estação Terminal Samambaia até o subcentro oeste do bairro, próximo à 1ª Avenida Sul, que conecta Samambaia Norte à Samambaia Sul.
Ao longo do trajeto, haverá duas novas estações, cada uma com 7 mil metros quadrados de área construída: as estações nº 35 e nº 36 serão construídas nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e do Centro Olímpico, sendo que esta última passará a ser a estação terminal do trecho de Samambaia.
Também serão construídos três viadutos com passagem de pedestre integrada e quatro passarelas aéreas, localizadas nos principais pontos de circulação já utilizados pela população. A estimativa é beneficiar entre 12 mil e 15 mil pessoas que utilizarão o transporte diariamente, gerando impacto positivo no desenvolvimento de todo o bairro e na mobilidade da população do DF.
Expansão
A expansão da linha 1 do Metrô do Distrito Federal em Samambaia integra o Projeto de Expansão do Sistema Metroviário de Brasília e decorre da previsão legal para Expansão da Rede Ferroviária de Brasília, disposta na Lei n° 4.566, de 04/05/2011, DODF.
A obra em Samambaia conta com a realização de projetos executivos, escavação, remanejamento de interferências, novas redes de drenagem, execução de pavimentação, construção de estações, via permanente semienterrada, emissário e a implantação dos sistemas de energia, telecomunicações e mecânicos.
O consórcio CG–JFJ, formado pelas empresas CG Construções LTDA e JFJ Tecnologia em Instalações Elétricas, foi o vencedor da licitação para as obras de expansão da linha 1 no trecho Samambaia. A previsão inicial de custo da obra é de R$ 348.976.013,45 em valores atualizados (que chega a mais de R$ 400 milhões com os demais custos associados) e a estimativa de prazo de execução é de 2,5 anos a 4 anos. Os recursos para a realização da obra são do Governo do Distrito Federal e do BNDES e já foram investidos, até o momento, R$ 16.361.795,24.
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O Metrô-DF
O Metrô-DF tem 42,38 km e liga a região administrativa de Brasília às de Ceilândia e Samambaia, passando pela Asa Sul, Setor Policial Sul, Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA), Guará, Park Way, Águas Claras e Taguatinga. Transporta entre 160 mil e 180 mil usuários por dia útil.
A via do Metrô-DF possui o formato de Y. Dessa forma, 19,19 km constituem o eixo principal e interligam a Estação Central (localizada na rodoviária do Plano Piloto) à Estação Águas Claras. Outros 14,31 km compreendem o ramal que parte da estação Águas Claras até Ceilândia Norte. O outro ramal, com 8,8 km, abrange o trecho que liga a estação Águas Claras a Samambaia.
Relatório de Progresso da Obra
Emissário Samambaia e Estações 35, 36 e SR63
EXPANSÃO SAMAMBAIA – Junho de 2025
- Emissário Samambaia
Frentes: Bacia de Amortecimento e Canal de Restituição
Atividades em andamento:
• Terraplanagem: Serviços de corte e aterro em execução tanto na Bacia de Amortecimento quanto no Canal de Restituição;
• Muros de Gabião: Construção com enchimento em pedra de mão tipo rachão e solo reforçado;
• Proteção Superficial dos Canais: Aplicação de gabiões tipo colchão Reno e revestimento em pedra rachão;
• Revestimentos Técnicos: Instalação de manta geotêxtil e geogrelha no Canal de Restituição;
• Drenagem Pluvial: Instalação de bueiro metálico tipo tunnel liner com tráfego mantido;
• Montagem de Galerias de Águas Pluviais.
Progresso físico acumulado:
• 31,29% das atividades do Emissário já foram executadas.
- Estações 35, 36 e SR63
• Os canteiros das estações encontram-se em fase de finalização.
Atividades em execução das obras nestas localidades:
• Terraplenagem: Concluída nas Estações 35 e SR63;
• Fundações e Estrutura:
• Em andamento os serviços de armação de blocos, vigas baldrames e estacas nas Estações 35 e SR63;
• Previsão de início, na próxima semana, da execução de estacas do tipo Hélice Contínua com diâmetro de 400 mm na Estação 35.
Progresso físico por obra:
• Estação 35: 5% executado;
• SR63: 3% executado.
Resumo Geral do Progresso da obra
• Percentual Geral da Obra Concluído até o momento: 6,4%
• Meta para o final de Julho/2025: 10% de execução acumulada.

