PERFIL DO PRESIDENTE
Graduado pela Universidade Estadual de Goiás em Engenharia Civil e pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Castelo Branco / Instituto de Educação do Exército Brasileiro, Handerson Cabral é servidor da carreira de Analistas de Infraestrutura do Ministério da Economia, com experiência no planejamento e gerenciamento de projetos na área de Infraestrutura.
Handerson Cabral foi presidente da Valec de abril de 2018 até janeiro de 2019. Também assumiu os cargos de Superintendente de Licitações e Contratos e de Diretor de Administração e Finanças da Valec, entre 2014 e 2018.
Com mais de 10 anos de experiência, atuou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, entre 2012 e 2014, exercendo a função de Superintendente Regional nos estados de Goiás e Distrito Federal. Entre 2009 e 2012, exerceu as funções de Assessor e Gerente de Projeto, na Secretaria de Gestão dos Programas de Transportes do Ministério dos Transportes, onde foi responsável pela Coordenação do PAC Rodovias nas regiões Sul e Sudeste.
“Ser o presidente do Metrô-DF é uma oportunidade especial e diferenciada. Aceitar o convite do governador Ibaneis Rocha foi fácil porque eu já sabia da qualidade do corpo técnico da empresa. Fui usuário do Metrô e conheço a eficiência do sistema”, afirmou Handerson Cabral.
♦ O treinamento da Alta Administração é realizado de acordo com a Lei Nº 13.303/2016 e os certificados encontram-se arquivados nas respectivas pastas funcionais, com acesso via Serviço de Informações ao Cidadão - SIC.Diretores
DIRETOR TÉCNICO - Fernando Jorge Rodrigues Fernando Jorge Rodrigues é engenheiro civil formado pela Universidade de Uberaba (Uniube) e com especialização em Projetos de Estruturas de Concretos pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua no serviço público desde o ano de 2006. No Metrô-DF, já ocupou os cargos de Superintendente de Implantação da Diretoria Técnica, Chefe de Assessoria e Superintendente de Operação da Diretoria de Operação e Manutenção (DOM). Também já foi Assessor da Presidência do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Goiás (Detran-GO) e atuou como engenheiro no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT–SR GO/DF).
DIRETOR DE MANUTENÇÃO E OPERAÇÃO - Márcio Guimarães de Aquino É graduado em Administração pela UniverCidade (FASPA RIO) do Rio de Janeiro e possui 43 anos de trabalho na área de infraestrutura de transportes. No Departamento Nacional de Estradas de Rodagem - DNER e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, exerceu inúmeras funções com destaque para controle e gestão financeira e orçamentária de obras de restauração rodoviária, gerência de programas de obras de construção com financiamento externo e principal assessor da Diretoria de Planejamento e Pesquisa e da Diretoria Geral. Exerceu, também, o cargo de Coordenador Geral de Cadastro e Licitações e participou efetivamente na organização e implantação da nova Diretoria de Planejamento e Pesquisa quando da criação do DNIT no ano de 2002. Entre 2010 e 2013 exerceu o cargo de Diretor Executivo da ANETRANS – Associação Nacional das Empresas de Engenharia Consultiva de Infraestrutura de Transportes. De 2014 até 2019 atuou na Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A onde foi Gerente e Superintendente de Licitações e Contratos, Diretor de Planejamento e Presidente Substituto e Interino. Está no Metrô-DF desde março de 2020, atuando anteriormente como Chefe da Assessoria de Gestão da Diretoria Técnica (DTE).
DIRETOR COMERCIAL E FINANCEIRO - Luiz Felipe Cardoso de Carvalho Engenheiro civil formado pela Universidade Gama Filho, também possui formação em Gerência Avançada de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou como secretário executivo de Transporte e Mobilidade, da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob) entre 2019 e dezembro de 2022. Antes, foi secretário nacional de Transportes Terrestres e Aquaviários do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil durante o governo do presidente Michel Temer. Na iniciativa privada atuou em diversas empresas de renome nacional. Foi diretor comercial nacional da Via Engenharia S/A e gerente regional da Nielsen Engenharia, entre outros.
Diretoria Colegiada
- Chefe de Gabinete - Flávia Carneiro
- Secretário de Órgãos Colegiados– Djalma de Almeida Sergio
Conselhos
Membros do Conselho Fiscal - BIÊNIO 2021-2023 ♦ Jairo Lopes Cordeiro de Oliveira (Presidente) ♦ Dulce Raquel Zanetti da Silva (Substituta do Presidente) ♦ Fabianne Raissa da Fonseca ♦ Leonardo Rosário de Alcântara ♦ Maria do Socorro Cruxen Marra
Presidência
- Diretor-Presidente – Handerson Cabral Ribeiro
- Chefe de Gabinete – Flávia Carneiro de Oliveira
Flávia Carneiro de Oliveira é advogada, formada em Direito pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas em 1999. Atuou como Superintendente de Licitações e Contratos da Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., no período de março de 2017 a maio de 2019, além das funções regimentais, atuou concomitantemente como Presidente da Comissão Permanente de Licitações, Presidente do Subcomitê de Sustentabilidade, membro do Subcomitê de Governança e membro do Comitê Tático da Valec. Foi assessora da Diretoria de Administração e Finanças da Valec, no período de junho de 2015 a março de 2017. Também atuou como membro do Comitê do Programa de Integridade e presidiu o Comitê Pró Equidade Gênero e Raça. Foi gerente de Contratos da Valec no período de maio de 2014 a junho de 2015. Atuou como advogada da Defensoria Púbica do Estado de Goiás de abril de 2012 a novembro de 2013 e, de janeiro de 2002 a abril de 2014, atuou como advogada do escritório Carneiro Nogueira Advogados Associados S/A, nas áreas de Direito Tributário Previdenciário, Direito Empresarial e Direito Administrativo, advogando para grandes empresas de Goiás. Possui formação complementar em Economia Orientada para Serviço para o Brasil, 2019 – Faculdade Vocacional do Comércio Internacional de Hunan, Changsha, Hunan, República Popular da China; curso de Política de Gestão de Risco – IDEMP – 2018; curso de Liderança como Essência na Gestão, Escola de Administração Fazendária – ESAF, 2017; curso sobre Regulamento de licitações e contratos das empresas estatais de acordo com a Lei nº 13.303/16 – Zênite, 2017, em Brasília-DF; curso de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos – FGV Management DF – 2014 e treinamento em Financiamento de Projetos, realizado pelo Canal Executivo Seminários e Treinamento de Alto Perfil – São Paulo, novembro de 2013.
- Gerência Parlamentar – Severino Cajazeiras
- Gerência de Projetos Especiais – Leticia Divina Gonçalves da Silva
- Auditoria Interna– Teresinha da Cunha Marra Pinheiro
Teresinha da Cunha Marra Pinheiro é advogada, graduada em 1996 - AEUDF e Administradora de Empresa, com especialização em Administração Pública, em 1987, pela Faculdade Católica de Ciências Humanas do Distrito Federal. Pós-graduada em Direito Administrativo e Processo Administrativo em 2007, pela Universidade Cândido Mendes- Rio de Janeiro. Titular da Auditoria Interna do METRÔ-DF, desde janeiro de 2014. Atua no serviço público há 47 anos, ocupando cargos de assessoramento e de direção na TERRACAP e no METRÔ – DF. Condecorada em 2015, com a Medalha do Mérito Alvorada em reconhecimento ao relevante serviço com o qual contribuiu para o progresso do Distrito Federal e, em 2005, com a Medalha do Cavaleiro da Ordem do Mérito Brasília, em reconhecimento aos serviços prestados ao povo e ao Governo do Distrito Federal. Representante do METRÔ – DF, em 2018, no Conselho das Estatais do Distrito Federal – ComCEST. Possui certificado emitido em 2016, pelo QSP, para a Gestão de Riscos e Auditora Baseada em Riscos – ISO 31000 e Novo Coso 2013. De 23/03/2016 a 2019 foi membro do Comitê de Gestão de Riscos da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal. Foi certificada pelo Instituto dos Profissionais de Seguridade Social – ISS em 2010 e 2013, com ênfase em Administração e Investimentos.
- Gerência de Monitoramento de Demandas Internas e Externas – Mateus Nogueira Cesar
- Gerência de Auditoria e Inspeção – Rafael França Rosinha
- Governança e Controle Interno – Roberta Alves de Castro
Roberta Alves de Castro é advogada, especialista em Direito Societário pela Societário Academy e especialista em Governança Corporativa e em Compliance pela Universidade Celso Lisboa. Atua como Superintendente de Governança e Controle Interno da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), vinculada à Secretaria de Transportes e Mobilidade do Distrito Federal (Semob) e também é coordenadora do Comitê de Mulheres da Rede Governança Brasil. É empregada pública concursada, da Infra S.A, vinculada ao Ministério dos Transportes (desde 2013); Cedida em 2019 ao Metrô-DF. É mentora da Rede Governança Brasil; coordenadora do Capítulo Brasília Centro-Oeste do Instituto Brasileiro de Governança Corporativo – IBGC; membro do Comitê de Governance Officer do IBGC; especialista em Direito Societário pela Societário Academy. Membro LIDE Mulheres de Brasília; Programa de Capacitação Executiva em Governança, Risco e Compliance pela KPMG; Women’s Leadership Program – Liderança feminina pela StartSE; Programa de Formação e Certificação Internacional Professional & Self Coaching pelo IBC; Practitioner em Programação Neurolinguística pelo IBC; Certificada em Governance Officer pelo IBGC; certificada em Governança Corporativa pelo IBGC e pela Fundação Dom Cabral. Certificada em Compliance Anticorrupção pela LEC/FGV (CPC-A). Certificada em Controles Internos e Gestão de Riscos pela QSP. Certificada pela APMG's Public-Private Partnerships Certification Program em Parcerias Público Privadas ( CP3P-F) e certificada pelo INSPER em Investimentos em Parcerias Público-Privadas.
- Gerência de Compliance e Integridade – Luciana Rosa da Silveira
- Gerência de Risco – Edna Miyuki Sonoda
- Gerência de Planejamento Estratégico - Vitor Cassab Danna
- Correição – Wendel Lemes de FariaWendel Lemes de Faria é graduado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), possui especialização em Direito Penal, Processual Penal e em Direito Público – ATAME. Atua como advogado desde em 2001, foi conciliador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal - TJDFT. Foi Professor Universitário – Teoria Geral do Processo – da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí - Factu. Foi Conselheiro da OAB/DF: 2013/2015 – 2016/2018, Procurador Geral da Comissão de Prerrogativas da OAB/DF – 2013/2015 – 2016/2018. Presidente da 3ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/DF – 2013/2018. Atualmente, é Presidente do Conselho Fiscal da Corretora do Banco de Brasília – DF. Foi diploma pela Moção de Louvor outorgado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal pelos relevantes serviços prestados a sociedade do Distrito Federal e região do entorno. Foi Gerente da área do Contencioso da Procuradoria Jurídica do Metrô - DF, e, atualmente exerce o Cargo de Corregedor do Metrô-DF.
- Gerência de Correição Disciplinar – Patricia Sueny de Gouveia Costa
- Gerência de Correição Administrativa – Anderson dos Santos Ribeiro
- Ouvidoria – Rodolfo Assis Rocha Antunes
Rodolfo Assis Rocha Antunes é graduado em Administração, com especialização em Gestão Pública. Ingressou em 2010 na Companhia do Metrô/DF como Piloto. Posteriormente, passou a fazer parte do quadro de Instrutores de Pilotos, pelo período de seis anos consecutivos (2012 a 2018). No ano de 2019, assumiu o cargo de Assessor da Presidência e logo em seguida, o cargo de Assessor da Diretoria de Operação e Manutenção- DOM. Participa efetivamente de vários Grupos de Trabalho Especiais (GTE’s), agregando com sua vasta experiência, no que tange às atividades estratégicas desenvolvidas na empresa. Em 2022 foi convidado para assumir a Gerência de Atendimento da Ouvidoria e conseguinte o cargo de Chefe da Ouvidoria, o qual exerce até o presente momento.
- Gerência de Atendimento – Gabriella Lopes Fagundes de Lima
- Gerência de Transparência – Maria Eliane Campelo Bezerra
- Comunicação Social – Maria Alessandra SeadiMaria Alessandra Seadi possui experiência ampla em comunicação e assessoria parlamentar e jurídica. Possui experiência em advocacia na área cível, com ênfase na área de defesa dos direitos do consumidor, assessoria jurídica e conciliações, processos administrativos referentes à licitação e contratos da administração pública regidas pela Lei no 8.666, de 21/06/1993, e de empresas públicas regidas pela Lei no 13.303, de 30/06/2016. Atua como Chefe da Assessoria de Comunicação Social (COS) na Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), responsável pela elaboração e execução dos planos e programas de comunicação social da empresa; relacionamento com a imprensa; análise quantitativa e qualitativa de clipping; organização de eventos e cerimoniais; promoção das campanhas institucionais e de comunicação interna; gestão dos portais de internet e intranet; gestão da equipe; e, participação na estrutura de governança.
- Gerência de Imprensa – Cristine Chaves Gentil
- Gerência de Redes Sociais – Paulo Jacinto Barros
- Gerência de Eventos – Marfisa Adriane Gontijo Jales
- Procuradoria Jurídica – Lucas Resende Rocha Junior
Lucas Resende Rocha Júnior é graduado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), possui especialização em MBA em Direito Econômico e das Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atua como advogado desde 1998 com atuação preponderante no direito empresarial. Foi advogado-relator do Tribunal de Ética da OAB/DF, entre 2007 e 2009; conselheiro da OAB/DF no triênio 2010/2012; vogal da Junta Comercial do Distrito Federal, entre 2012/2016; gerente-jurídico de Consultivo na Valec – Engenharia Construções e Ferrovias S/A, entre 2017/2019; membro do Comitê de Auditoria Estatutário da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF, entre 2018/2022. Em 2020, assumiu como gerente jurídico de Consultivo no Metrô-DF. Atualmente é Chefe da Procuradoria Jurídica do Metrô-DF.
- Gerência de Consultivo – Gabriel Bunn Zomer
- Gerência de Contencioso – Luciana Caixeta Ganin Menezes
- Gerência Trabalhista - Camilo Andre Santos Noleto de Carvalho
- Tecnologia da Informação – Rodrigo Gonçalves Pontes
Rodrigo Gonçalves Pontes, no ambiente acadêmico já passou pelos cursos: Estatística na UFCe, Redes de Computadores na UNEB, Ciência de Dados e Inteligência Artificial na Uni Dom Bosco. Especializado na Gestão Estratégica em Tecnologia da Informação pela FGV, Segurança da Informação pela UPIS e Cybersegurança pela Blue EAD. Atualmente é líder na tecnologia da informação no Metrô-DF e DPO de instituições privadas. Acredita que a tecnologia é um diferencial competitivo no ganho de produtividade com o menor esforço.
- Gerência de Programas e Sistemas – Felippe Povoa Moniz
- Gerência de Infraestrutura de TI – Bruno Fontinele Mac Ginity
Diretoria de Administração
- Diretor de Administração – Leyvan Leite Cândido
- Chefe da Assessoria de Gestão – Juana Ferreira de Carvalho Boueri CoqueiroJuana Boueri Coqueiro é gestora de pessoas há mais de 15 anos. Formada em gestão de Recursos Humanos, pós graduada em Gestão de Pessoas: carreiras, liderança e Coaching; com especialização em Liderança pela Puc; mestranda em Gestão Pública; Foi Diretora Comercial e Gestora de Filiais em empresas privadas, agraciada com a Medalha do Mérito Economia. Tradutora intérprete inglês-português. Atua como Presidente da Comissão Gestora da Coleta Seletiva Solidária. Foi assessora na Superintendência de Recursos Humanos do METRÖ-DF e hoje é Chefe de Assessoria de Gestão na Diretoria de Administração.
- Assessoria de Relações Trabalhistas – Priscila Lins de OliveiraPriscila Lins de Oliveira é graduada em Fisioterapia – Universidade Católica de Goiás - UCG| 2009, Graduada em Direito – Universidade Salgado de Oliveira - USO|2014, Pós-graduada - Direito Civil e Processo Civil – ATAME| 2015, Pós-graduada - Processo do Trabalho e Direito do Trabalho – ATAME|2017. Servidora da Secretaria de Saúde do Distrito Federal - SES/DF desde 2012. Em 2016-2017 foi membro de Comissão de Processos Disciplinares da Corregedoria da Secretaria de Saúde do DF e assessora para julgamento de processos disciplinares; Em 2019-2021: chefe-substituta do Núcleo de Saúde Funcional do HRSAM; Em 2022: chefe-substituta da Gerência de Assistência Multidisciplinar e Apoio Diagnóstico/HRSAN. Foi cedida para o Metrô-DF em Junho/2022 para exercer o cargo de chefe de Relações Trabalhistas da Companhia.
- Superintendência Administrativa – Anderson Ferreira SoaresAnderson Ferreira Soares é gestor público formado na Universidade Católica de Brasília-UCB e pós-graduado em Segurança Pública (Unylyea). Ingressou no serviço público em 2009, no cargo de Assistente Administrativo da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), onde atuou como supervisor de segurança operacional (2010/2011), coordenador setorial da Diretoria de Administração (2012/2015) e gerente de Serviços Administrativos (2015/2021). Desde 2021, é titular da Superintendência Administrativa, na coordenação das equipes de gestão de contratos, patrimônio, almoxarifado e gestão documental. Em 2021 foi agraciado com a Medalha do Mérito Buriti, como reconhecimento dos serviços prestados na Companhia ao longo dos 14 anos.
- Gerência de Patrimônio e Almoxarifado – Vanderson Soares Porto
- Núcleo de Patrimônio - Admilton Azevedo de Melo
- Núcleo de Almoxarifado - Glaucio Nunes de Aguiar
- Gerência de Serviços Administrativos – Neilton Sobral de Araujo
- Núcleo de Serviços Administrativos - Anderson Luiz Senna Costa
- Núcleo de Apoio - Carlos Alexandre Cardoso Faria
- Gerência de Gestão Documental – Athos Magno Rebelo de Santana
- Núcleo de Arquivo - Rayana Lustosa da Silva Brasil
- Núcleo de Protocolo - Marcus Vinícius Germano de Paula
- Gerência de Patrimônio e Almoxarifado – Vanderson Soares Porto
- Superintendência de Licitações e Contratos – Diego Mondini de SouzaDiego Mondini de Souza é graduado em Sistemas de Informações e pós-graduado em Administração Pública, Gestão de Negócios e Investimentos, pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais. Ingressou no quadro efetivo do Metrô-DF em 2006 e, dentre outras atribuições, exerceu o cargo de Pregoeiro, Presidente de Comissão de Licitação, Gerente de Licitações e atualmente ocupa a Superintendência de Licitações e Contratos, tendo participado do grupo de trabalho responsável por instituir o Regulamento Interno de Licitações e Contratos no âmbito da Companhia.
- Gerência de Licitações – Emerson Lemos de Araújo
- Gerência de Gestão de Contratos – Esdras Alves da Silva
- Superintendência de Recursos Humanos – Yan Longo da SilvaYan Longo da Silva é um empregado público do Metrô-DF, ocupando o cargo de assistente administrativo desde 2008. Possui experiência de treze anos na área de Recursos Humanos. Exerceu as funções de Apoio Administrativo, Secretário, Coordenador Setorial, Chefe de Núcleo, Gerente de Unidade e atualmente atua como Superintendente de Recursos Humanos. Formado em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) e está cursando Geologia na mesma instituição. Além disso, ele possui uma pós-graduação em Gestão de Pessoas. Fez parte do Grupo de Trabalho responsável pelo estudo de viabilidade da redução da carga horária dos pilotos do Metrô de 8 horas diárias para 6 horas. Em seu trabalho de conclusão de curso de graduação, apresentou o estudo intitulado "Percepções do Modelo Gerencial na Qualidade de Vida no Trabalho e no Clima Organizacional: Experiência em uma Empresa Pública da Área de Transportes".
- Gerência de Administração de Recursos Humanos – Flávia Fernandes Vieira
- Núcleo de Cadastro - Luiz Sales Viana Colares Filho
- Núcleo de Folha de Pagamento - Rafaela Tolentino Magalhães
- Núcleo de Gestão do Emprego - Matildes Valéria Dalvi Gomes
- Gerência de Desenvolvimento e Capacitação de Recursos Humanos – Vinícius Fidelis de Oliveira
- Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos - Danieli Gomes Prandi
- Núcleo de Capacitação - Mônica Leite de Oliveira
- Gerência de Higiene, Medicina e Segurança do Trabalho – Ricardo Wagner Guedes Senise Filho
- Núcleo de Medicina - Manoel de Souza Santos Filho
- Núcleo de Segurança do Trabalho - Joselton Rodrigues Cavalcante
- Gerência de Administração de Recursos Humanos – Flávia Fernandes Vieira
Diretoria Financeira e Comercial
- Diretor Financeiro e Comercial – Luiz Felipe Cardoso de Carvalho
- Chefe da Assessoria de Gestão – Cleilson Gadelha QueirozCleilson Gadelha Queiroz é advogado e administrador, pós-graduando em Licitações e Contratações Públicas, especialista em Licitações Lei nº 14.133/2021 lato senso; especialista em PPP, ocupou no GDF na Secretaria de Transportes e Mobilidade (Semob), o cargo de subsecretário (substituto) da Subsecretaria de Administração Geral - SUAG, foi diretor de Compras Contratos e Convênios - no período de 2019 a março/2023; no Governo Federal foi assessor da presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai) - 2018/2019; Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil - MTPA - ocupou o cargo de assessor técnico da Subsecretaria de Assuntos Administrativos - SAAD de 2016/2018; Na iniciativa privada no período de 2012 a 2016, ocupou o cargo de Diretor Comercial da Unibrás Empreeendimentos Ltda; Foi, no Período de 2004 a 2011, na Empresa Pública Federal VALEC Engenharia Construções e Ferrovias S/A, presidente da Comissão Permanente de Licitações, gerente de Licitações e Contratos, além de presidir a Comissão Especial da Primeira Subconcessão da Ferrovia Norte Sul na Bovespa; como representante do Governo Federal no setor de Infraestrutura Ferroviária, foi palestrante nos ROADSHOW INTERNACIONAIS representando o Governo Federal, sobre o tema de Infraestrutura de Ferrovias para o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC/Processo de Subconcessão - ÁSIA – Coréia do Sul e Japão – ano de 2009; EUROPA – Portugal, Inglaterra, Espanha e Alemanha – Segundo Semestre do ano 2008; EUA – Atlanta, San Francisco e New York – Primeiro Semestre do ano 2008; No Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT 2002 a 2004 - assessor da Coordenação Geral de Licitações.
- Superintendência Econômico-Financeira – Fábio Adjuto CardosoFábio Adjuto Cardoso é administrador de empresas com habilitação em Marketing (UPIS/2003) e advogado (AEUDF/2013). Possui MBA em Gestão e Avaliação do Desempenho Estratégico (UPIS/2005). É pós-graduado em Direito Público (EPD/2021). Certificado CPA-20 - AMBIMA. É membro suplente do Comitê de Investimento e Patrocinador da Régius – Sociedade Civil de Previdência Privada. É membro do Comitê Consultivo e de Elegibilidade do Metrô-DF. Ingressou no serviço público no cargo de Gestor em Políticas Públicas e Gestão Governamental em 2006. Foi Diretor de Gestão de Projetos pela Casa Civil (2010/2015), Coordenador-Chefe da Coordenação de Acompanhamento de Programas e Projetos Estratégicos de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade da Subsecretaria de Gestão de Programas e Projetos Estratégicos da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal (2015), além de ter exercido outras atividades na área pública e privada. Condecorado com o Mérito Cidadão Candango 2014 pela Administração Regional de Brasília; Agraciado com a Admissão na Ordem do Mérito Bombeiro Militar do Distrito Federal “Imperador Dom Pedro II” no Grau de Oficial; Recebeu o Título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira.
- Gerência Econômico-Orçamentária – Sandra Regina Brasil
- Núcleo de Execução Orçamentária - Ligia Marilia Pereira Itacarambi
- Núcleo de Planejamento e Controle da Despesa - Carla Poliana Santos Avila
- Gerência Financeira – Izabel Cristina de Vasconcelos
- Núcleo de Execução Financeira - Cleiton de Oliveira Costa
- Núcleo de Fiscalização e Conciliação Tributária - José Antônio Andrade de Oliveira
- Gerência de Contabilidade e Tributos – Rejane Emerick de Freitas
- Núcleo de Registros Contábeis - Gislane Rodrigues Chaveiro Moura
- Núcleo de Tributos - Eberson Monteiro de Souza
- Gerência Econômico-Orçamentária – Sandra Regina Brasil
- Superintendência Comercial – Jane Regina Borges AraújoJane Regina Borges Araújo é graduada em Propaganda e Marketing pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub), com MBA em marketing pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Carreira desenvolvida majoritariamente na área de moda e varejo com experiência em análise de mercado e produtos, estratégias de venda e comunicação, Gestão de equipe, etc. Na administração pública, atuou no Ministério das Comunicações em 1995, na Eletrobras Furnas S/A em 1997, foi diretora social da Administração Regional do Riacho Fundo 2 em 2011, Senado Federal em 2015, Câmara dos Deputados em 2017, integrou à Companhia do Metropolitano do Distrito Federal - Metrô-DF em 2020, no cargo de gerente de Marketing e depois assessora da Diretoria Financeira e Comercial. Atualmente ocupa o cargo de Superintendente Comercial, onde lidera a Gerência Comercial e Gerência de Contratos Comerciais para o desenvolvimento das atividades, dentre as quais se destacam: coordenar e supervisionar o desenvolvimento de ações voltadas ao aumento de receitas extratarifárias do Metrô-DF; coordenar e supervisionar as atividades de comercialização e promoção de negócios e produtos; coordenar e supervisionar campanhas de promoção de vendas; coordenar e supervisionar a gestão de todos os contratos de receita extratarifária do Metrô-DF e outras.
- Gerência Comercial – Tiago Cardoso de Oliveira
- Gerência de Marketing - Andréa Aparecida Carvalho da Cunha
Diretoria de Operação e Manutenção
- Diretor de Operação e Manutenção – Márcio Guimarães de Aquino
- Chefe da Assessoria de Gestão – Luciana Segurado CoelhoLuciana Segurado Coelho é administradora de Empresas, com pós graduação em gestão de materiais e processos. Ingressou na Companhia do Metropolitano do Distrito Federal em 1998 e exerceu as funções de supervisora, coordenadora, assistente técnico, chefe de Divisão de Estações e ocupou os cargos de Assessoria de Gestão, assessora de Diretor. Atualmente ocupa a função de chefe de Assessoria de Gestão, coordenando a equipe responsável por prestar assessoramento ao diretor de Operação e Manutenção (DOM) e promover estudos e análises técnicas nos assuntos de competência da Diretoria, além de ter exercido outras atividades na área pública e privada, onde ministrou treinamentos técnicos e operacionais. Participou também de comitês de relevância como o de Elegibilidade e a Comissão Permanente Disciplinar, além de diversos grupos de trabalho da Companhia. Atualmente faz parte do Comitê Interno de Gestão de Risco, Comitê de Governança e Gestão, Comitê de Agentes de Compliance e Comitê de Controle Interno do Metrô-DF. Dentre os projetos relevantes que coordena atualmente está a modernização do sistema de bilhetagem do Metrô-DF.
- Engenharia de Operação e Manutenção – Marcos Tadeu Coto SilvaMarcos Tadeu Coto é engenheiro mecânico, graduado de Universidade Estadual Paulista - UNESP, com especializações em: Segurança do Trabalho; Telecomunicações e MBA em Gestão de Negócios. Profissional com mais de 18 (dezoito) anos de experiência profissional na área da engenharia industrial e de manutenção, ingressou em 2010 na Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), no cargo de Engenheiro Mecânico, desempenhando, no decorrer da carreira na Companhia, os cargos de Supervisor e Coordenador Setorial da Manutenção de Material Rodante, Assessor e Chefe da Assessoria de Gestão da Diretoria de Operação e Manutenção. Atualmente ocupa o cargo de Chefe da Engenharia de Operação e Manutenção, onde exerce a liderança de um time especializado voltado ao desenvolvimento das atividades como elaboração do Acervo Técnico da Operação e Manutenção; Planejamento; Compras; Gestão de Ativos; Análise e Ciência de Dados. É ainda coordenador do Conselho Permanente de Segurança (COPESE) e do Grupo de Trabalho Especial, em caráter permanente, responsável pelos prontuários de NR-10 e NR-13 da Companhia, também é membro do Grupo de Trabalho Especial, em caráter permanente, responsável pela Classificação de Áreas Explosivas (Ex) do Metrô-DF.
- Superintendência de Operação – Renato Avelar da Silva Cardoso Villela
Renato Avelar da Silva Cardoso Vilella é formado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Brasília - UCB, com especialização em Gestão de Pessoas, cursando Direito no Centro Universitário ICESP. Empregado na Companhia com 25 (vinte e cinco) anos de experiência metroviária, ingressou no Metrô-DF em julho de 1998, no cargo de Inspetor de Estação, desempenhando, no decorrer da carreira na Companhia, os cargos de Supervisor, Coordenador, Supervisor Setorial e Assessor. Na atual função (Superintendente de Operação), coordena quatro gerências as quais contam com equipes técnicas responsáveis pela operacionalização do Metrô-DF, que somam o quantitativo aproximado de 830 (oitocentos e trinta) empregados.
- Gerência de Controle Operacional e Tráfego – Inalba Maria Morais Galvao
- Gerência de Estações – Célia de Oliveira Borges Ornelas
- Gerência de Segurança Operacional – Paula Marinho de Pessoa Camargo
- Gerência de Bilhetagem Operacional – Taiza Samara Gonçalves
- Superintendência de Manutenção – Victor Mafra PelandaVictor Mafra Pelanda é analista de sistemas, graduado pela Universidade Católica de Brasília - UCB, com especialização em Gestão de Negócios voltados para o sistema de Transporte pela Fundação Dom Cabral - FDC. Participou de um curso de Gestão de Negócios e Planejamento de Transportes Urbanos no Japão, em parceria com a JICA, o grupo JR e Metrô de Tókio. Empregado com mais de 25 anos de experiência metroviária, ocupou diversas funções incluindo chefe do Departamento Administrativo, chefe de Departamento de Operação, superintendente de Operação, chefe de Assessoria da Diretoria Técnica e foi coordenador do Conselho Permanente de Segurança (COPESE) e participou da elaboração do primeiro Planejamento Estratégico do Metrô-DF. Atualmente ocupa a função de superintendente de Manutenção, onde exerce a coordenação de um time especializado de engenheiros, técnicos e profissionais de manutenção. Dentre as principais atividades desenvolvidas se destacam: Manter o sistema metroviário, planejar as manutenções; aquisições de peças e insumos; gerir a movimentação de ativos e fornecer informações para a implantação de sistemas no Metrô-DF, dentre outras.
- Gerência de Manutenção de Material Rodante e Sistemas Fixos – Roberto Audy Monteiro de Andrade
- Núcleo de Material Rodante - Nelcilene Cabral Gonçalves
- Núcleo de Energia e Ventilação - Wesley Ferreira de Araújo
- Núcleo de Sinalização, Controle Telecomunicações e Auxiliares - Pedro Jorge de Deus Peixoto
- Gerência de Manutenção de Via Permanente e Edificações – Roberto Giuliani
- Núcleo de Via Permanente - Halysson Alves Macedo
- Núcleo de Edificações - Leidiane Rodrigues do Nascimento
- Gerência de Oficinas – Edmilson Alves Rocha
- Núcleo de Oficinas - Tiago Lobo Gonçalves
- Núcleo de Suprimentos e Logística - Alexandre Ferreira Costa
- Núcleo de Informação e Manutenção - Eusaneth da Costa Bezerra
- Gerência de Manutenção de Material Rodante e Sistemas Fixos – Roberto Audy Monteiro de Andrade
Diretoria Técnica
- Diretor Técnico – Fernando Jorge Rodrigues
- Chefe da Assessoria de Gestão – Sílvia Fernandes da SilvaSílvia Fernandes da Silva é graduada em Direito pela Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central – FACICPLAC (2015), possui especialização em Direito do Trabalho (de acordo com a Reforma Trabalhista – 2017) pela Faculdade UniBF, técnica em Contabilidade pelo CEMEB Brasília. Ingressou no quadro efetivo do Metrô-DF em 2006. Exerceu a função de Coordenadora no Departamento de Operação do Metrô-DF nos anos de 2017 a 2019. Atuou como assistente técnica da Superintendência de Operação entre 2020 e 2021. Em 2022 foi assistente técnica da Assessoria de Gestão da Diretoria Técnica do Metrô-DF. É membro da Comissão Disciplinar Permanente – CDP e integrante do Grupo de Trabalho Especial responsável pelo levantamento de Programas, Ações, Indicadores e Metas que comporão o Plano Plurianual - PPA 2024-2027 do Metrô-DF, bem como pelo acompanhamento do referido Plano Plurianual. Cursos de Metodologia para pesquisa e análise de preço, de Elaboração de Projeto Básico e Termo de Referência, Capacitação no Sistema de Gestão de Contratos (e-ContratosDF) e Gestão de Riscos com base na NBR ISO 31000/2018 pela Escola de Governo do Distrito Federal – EGOV. Certificada em Gestão de Transportes Públicos pela ENGIMIND – Consultores em Mobilidade e Transportes.
- Superintendência de Planejamento e Projetos (SPR) – Thiago Valente de Queiroz RosaThiago Valente de Queiroz Rosa é engenheiro mecânico formado pela Universidade de Brasília – UnB, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes. Possui, ainda, especialização em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral – FDC e Certificação Internacional de Aperfeiçoamento em Gestão de Sistemas Ferroviários e Metroviários, ministrado pela DB Rail Academy, do Grupo Deutsche Bahn. Atualmente, é aluno de Pós-Graduação em Gestão de Projetos na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - POLI USP. É empregado do Metrô-DF desde julho de 2010, onde exerceu os cargos de: chefe de Manutenção de Material Rodante (2010-2014), assessor e chefe da Assessoria de Gestão da Diretoria de Operação e Manutenção (2014-2019), superintendente de Manutenção (2019-2022), além de ter exercido anteriormente outras atividades na área pública e privada. Desde março de 2022, exerce o cargo de superintendente de Planejamento e Projetos e, ainda, é responsável técnico de diversas contratações da companhia, no âmbito de manutenção e de novos projetos. Já participou de diversos cursos, palestras, congressos, feiras e seminários do setor metroferroviário e da área de gestão da Administração Pública.
- Gerência de Projetos (TGPRO) – Emmanuel Luis Anselmo Joanitti
- Núcleo de Projetos Civis (TNPCI) - Cilnara Maria Pinto Pereira Menezes de Oliveira
- Núcleo de Projetos de Sistemas Fixos e Móveis (TNFSM) - Anderson Ataíde das Neves
- Gerência de Estudos e Planejamento – Alessandro Nogueira Aleixo
- Núcleo de Planejamento (TNPLA) - Paulo Ponce Arroio Junior
- Núcleo de Pesquisa e Tecnologia (TNPET) - Clóvis Pereira de Britto
- Gerência de Aquisições (TGAQUI) – Paulo Filipe Bragetto Atanazio
- Núcleo de Custos (TNCTO) - Jederson Lobo Ribeiro
- Núcleo de Contratações (TNCTT) - Márcio da Silva Bernardo
- Gerência de Projetos (TGPRO) – Emmanuel Luis Anselmo Joanitti
- Superintendência de Implantação (SIM) – Paulo de Lanna Barroso JúniorPaulo de Lanna Barroso Júnior é engenheiro Civil, formado, em 1975, pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG. Tem especialização em Finanças Empresariais pela Fundação Dom Cabral. Paulo de Lanna atuou na Açominas Gerais durante o período de sua implantação, por oito anos quando foi cedido a Siderurgia Brasileira S/A – SIDERBRÁS, holding da siderurgia estatal. Trabalhou também no DNER/DNIT, como gerente da Gerenciadora, na duplicação da BR-381 rodovia Fernão Dias entre Belo Horizonte e São Paulo e da BR-101 entre Florianópolis e Osório (RS). Atuou no Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID por seis anos como especialista em Transportes. Onde participou entre outras funções de diversos seminários internacionais e nacionais. Foi também assessor especial do Ministro da Aviação Civil. Mais tarde trabalhou na VALEC Ferrovias e Construções, por cinco anos como Superintendente de Planejamento das Obras e em seguida como diretor de Planejamento. Está no Metrô-DF desde Abril de 2023 atuando como superintendente de Implantação da Diretoria Técnica.
- Gerência de Fiscalização (TGFIS) – João Gomes da Silva
- Núcleo de Obras de Artes Especiais e Edificações (TNOAE) - Dalmo Coelho Cordova Filho
- Núcleo de Infraestrutura (TNINF) - Ricardo Elias Ramos
- Núcleo de Sistemas (TNSIS) - Rodrigo Lopes Neto
- Gerência de Acompanhamento e Controle (TGACO) – Carlos Eduardo de Araújo Ventura
- Núcleo de Acompanhamento e Controle (TNACO) - Jéssica Caroline de Araújo Cavalcante Lacerda
- Gerência de Fiscalização (TGFIS) – João Gomes da Silva
Última atualização: 18/09/2023