Perfil do Presidente
Graduado pela Universidade Estadual de Goiás em Engenharia Civil e pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Castelo Branco / Instituto de Educação do Exército Brasileiro, Handerson Cabral é servidor da carreira de Analistas de Infraestrutura do Ministério da Economia, com experiência no planejamento e gerenciamento de projetos na área de Infraestrutura.
Handerson Cabral foi presidente da Valec de abril de 2018 até janeiro de 2019. Também assumiu os cargos de Superintendente de Licitações e Contratos e de Diretor de Administração e Finanças da Valec, entre 2014 e 2018.
Com mais de 10 anos de experiência, atuou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, entre 2012 e 2014, exercendo a função de Superintendente Regional nos estados de Goiás e Distrito Federal. Entre 2009 e 2012, exerceu as funções de Assessor e Gerente de Projeto, na Secretaria de Gestão dos Programas de Transportes do Ministério dos Transportes, onde foi responsável pela Coordenação do PAC Rodovias nas regiões Sul e Sudeste.
“Ser o presidente do Metrô-DF é uma oportunidade especial e diferenciada. Aceitar o convite do governador Ibaneis Rocha foi fácil porque eu já sabia da qualidade do corpo técnico da empresa. Fui usuário do Metrô e conheço a eficiência do sistema”, afirmou Handerson Cabral.
Diretores
DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO - Leyvan Leite Cândido
Formado em Direito, é empregado da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias SA, onde exerceu o cargo de Diretor de Administração e Finanças. Nos últimos dois anos, esteve cedido ao Departamento Nacional de Trânsito - Ministério da Infraestrutura.
DIRETOR TÉCNICO - Flávio Murilo Gonçalves Prates de Oliveira
Engenheiro Civil formado em 1994 pela Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e pós-graduado em Infraestrutura de Rodovias e Barragens em Terra pela Uni-Anhanguera – Centro Universitário de Goiás, Flávio Murilo é servidor público e ingressou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) como Analista em Infraestrutura de Transportes/Engenheiro Civil. Ao longo de sua carreira, dentre os diversos cargos que assumiu, destacam-se:
- Presidente no Departamento Estadual de Trânsito de Goiás – DETRAN/GO;
- Superintendente Regional DNIT GO/DF;
- Diretor de Obras Rodoviárias - AGETOP – Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas;
- Assessoria da Presidência - Assembleia Legislativa do Estado de Goiás;
- Secretário Municipal de Obras - Prefeitura Municipal de Planaltina - GO.
DIRETOR DE MANUTENÇÃO E OPERAÇÃO - Márcio Guimarães de Aquino
É graduado em Administração pela UniverCidade (FASPA RIO) do Rio de Janeiro e possui 43 anos de trabalho na área de infraestrutura de transportes. No Departamento Nacional de Estradas de Rodagem - DNER e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, exerceu inúmeras funções com destaque para controle e gestão financeira e orçamentária de obras de restauração rodoviária, gerência de programas de obras de construção com financiamento externo e principal assessor da Diretoria de Planejamento e Pesquisa e da Diretoria Geral. Exerceu, também, o cargo de Coordenador Geral de Cadastro e Licitações e participou efetivamente na organização e implantação da nova Diretoria de Planejamento e Pesquisa quando da criação do DNIT no ano de 2002. Entre 2010 e 2013 exerceu o cargo de Diretor Executivo da ANETRANS – Associação Nacional das Empresas de Engenharia Consultiva de Infraestrutura de Transportes. De 2014 até 2019 atuou na Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A onde foi Gerente e Superintendente de Licitações e Contratos, Diretor de Planejamento e Presidente Substituto e Interino. Está no Metrô-DF desde março de 2020, atuando anteriormente como Chefe da Assessoria de Gestão da Diretoria Técnica (DTE).
DIRETOR COMERCIAL E FINANCEIRO - Carlos Luiz Barroso Júnior
Servidor Público Federal há mais de 30 anos, ocupante do cargo de Administrador, com atuação efetiva nas áreas administrativa, orçamentária, financeira, contábil e logística, assim como em gestão de pessoas. Foi Diretor do Departamento de Administração, Coordenador-Geral de Recursos Logísticos e ocupou ainda muitos outros cargos de gerência. Na iniciativa privada, foi Membro dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, tendo atuado como Presidente do Conselho Deliberativo da Caixa de Previdência e Assistência dos Servidores da Fundação Nacional de Saúde - Capesesp.
Diretoria Colegiada
Diretor-Presidente - Handerson Cabral Ribeiro
Diretor Técnico - Flávio Murilo Oliveira
Diretor de Operação e Manutenção - Márcio Guimarães de Aquino
Diretor de Administração - Leyvan Leite Cândido
Diretor Financeiro e Comercial - Carlos Luiz Barroso Júnior
- Chefe de Gabinete - Flávia Carneiro
- Secretário de Órgãos Colegiados– Djalma de Almeida Sergio
Conselhos
Membros do Conselho de Administração - BIÊNIO 2020-2022
♦ Pedro Duarte de Oliveira (Presidente)
♦ Herlio Mariano Araújo (Representante eleito pelos empregados)
♦ Handerson Cabral Ribeiro
♦ Camile Sabino Bezerra Corrêa
♦ Murilo Maia Herz
♦ Carla Chaves Pacheco
♦ Julio Cesar Barbosa Melo
Membros do Conselho Fiscal - BIÊNIO 2021-2023
♦ Jairo Lopes Cordeiro de Oliveira (Presidente)
♦ Dulce Raquel Zanetti da Silva (Substituta do Presidente)
♦ Leonardo Rosário de Alcântara
♦ Maria do Socorro Cruxen Marra
♦ Leocádio Rodrigues Bijos Júnior
Presidência
- Diretor-Presidente – Handerson Cabral Ribeiro
- Chefe de Gabinete – Flávia Carneiro de Oliveira
- Gerência Parlamentar – Viviane de Mendonca Rodrigues
- Gerência de Projetos Especiais – Leticia Divina Gonçalves da Silva
- Auditoria Interna– Teresinha da Cunha Marra Pinheiro
- Gerência de Monitoramento de Demandas Internas e Externas – Mateus Nogueira Cesar
- Gerência de Auditoria e Inspeção – Rafael França Rosinha
- Governança e Controle Interno – Roberta Alves de Castro
- Gerência de Compliance e Integridade – Luciana Rosa da Silveira
- Gerência de Risco – Gustavo Bernardes Mello
- Gerência de Planejamento Estratégico - Vitor Cassab Danna
- Correição – Wendel Lemes de Faria
- Gerência de Correição Disciplinar – Patricia Sueny de Gouveia Costa
- Gerência de Correição Administrativa – Anderson dos Santos Ribeiro
- Ouvidoria – Rodolfo Assis Rocha Antunes
- Gerência de Atendimento – Gabriella Lopes Fagundes de Lima
- Gerência de Transparência – Maria Eliane Campelo Bezerra
- Comunicação Social – Maria Alessandra Seadi
- Gerência de Imprensa – Cristine Chaves Gentil
- Gerência de Redes Sociais – Paulo Jacinto Barros
- Gerência de Eventos – Marfisa Adriane Gontijo Jales
- Procuradoria Jurídica – Lucas Resende Rocha Junior
- Gerência de Consultivo – Gabriel Bunn Zomer
- Gerência de Contencioso – Luciana Caixeta Ganin Menezes
- Gerência Trabalhista - Camilo Andre Santos Noleto de Carvalho
- Tecnologia da Informação – Rodrigo Gonçalves Pontes
- Gerência de Programas e Sistemas – Felippe Povoa Moniz
- Gerência de Infraestrutura de TI – Victor Hugo Silva Campos
Diretoria de Administração
- Diretor de Administração – Leyvan Leite Cândido
- Chefe da Assessoria de Gestão – Vinicius Fidelis de Oliveira
- Assessor de Relações do Trabalho –
- Superintendência Administrativa – Anderson Ferreira Soares
- Gerência de Patrimônio e Almoxarifado – Vanderson Soares Porto
- Núcleo de Patrimônio - Admilton Azevedo de Melo
- Núcleo de Almoxarifado - Glaucio Nunes de Aguiar
- Gerência de Serviços Administrativos – Neilton Sobral de Araujo
- Núcleo de Serviços Administrativos - Anderson Luiz Senna Costa
- Núcleo de Apoio - Carlos Alexandre Cardoso Faria
- Gerência de Gestão Documental – Athos Magno Rebelo de Santana
- Núcleo de Arquivo - Rayana Lustosa da Silva Brasil
- Núcleo de Protocolo - Marcus Vinícius Germano de Paula
- Gerência de Patrimônio e Almoxarifado – Vanderson Soares Porto
- Superintendência de Licitações e Contratos – Diego Mondini de Souza
- Gerência de Licitações – Paolla Holanda Martins Araujo
- Gerência de Gestão de Contratos – Esdras Alves da Silva
- Superintendência de Recursos Humanos – Larissa Almeida dos Reis
- Gerência de Administração de Recursos Humanos – Yan Longo da Silva
- Núcleo de Cadastro - Flávia Fernandes Vieira
- Núcleo de Folha de Pagamento - Rafaela Tolentino Magalhães
- Núcleo de Gestão do Emprego - Rogerio Soares dos Santos
- Gerência de Desenvolvimento e Capacitação de Recursos Humanos – Raimundo Hosano de Sousa Junior
- Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos - Danieli Gomes Prandi
- Núcleo de Capacitação - Mônica Leite de Oliveira
- Gerência de Higiene, Medicina e Segurança do Trabalho – Ricardo Wagner Guedes Senise Filho
- Núcleo de Medicina - Manoel de Souza Santos Filho
- Núcleo de Segurança do Trabalho - Joselton Rodrigues Cavalcante
- Gerência de Administração de Recursos Humanos – Yan Longo da Silva
Diretoria Financeira e Comercial
- Diretor Financeiro e Comercial – Carlos Luiz Barroso Júnior
- Chefe da Assessoria de Gestão – Ivon Zenji Iizuka
- Superintendência Econômico-Financeira – Fábio Adjuto Cardoso
- Gerência Econômico-Orçamentária – Sandra Regina Brasil
- Núcleo de Execução Orçamentária - Ligia Marilia Pereira Itacarambi
- Núcleo de Planejamento e Controle da Despesa - Carla Poliana Santos Avila
- Gerência Financeira – Izabel Cristina de Vasconcelos
- Núcleo de Execução Financeira - Cleiton de Oliveira Costa
- Núcleo de Fiscalização e Conciliação Tributária - José Antônio Andrade de Oliveira
- Gerência de Contabilidade e Tributos – Rejane Emerick de Freitas
- Núcleo de Registros Contábeis - Gislane Rodrigues Chaveiro Moura
- Núcleo de Tributos - Eberson Monteiro de Souza
- Gerência Econômico-Orçamentária – Sandra Regina Brasil
- Superintendência Comercial – Jane Regina Borges Araújo
- Gerência Comercial – Gabriela Aparecida Lima de Oliveira
- Gerência de Marketing - Andréa Aparecida Carvalho da Cunha
Diretoria de Operação e Manutenção
- Diretor de Operação e Manutenção – Márcio Guimarães de Aquino
- Chefe da Assessoria de Gestão – Luciana Segurado Coelho
- Secretaria de Engenharia de Operação e Manutenção – Marcos Tadeu Coto Silva
- Superintendência de Operação – Renato Avelar da Silva Carodoso Villela
- Gerência de Controle Operacional e Tráfego – Inalba Maria Morais Galvao
- Gerência de Estações – Célia de Oliveira Borges Ornelas
- Gerência de Segurança Operacional – Paula Marinho de Pessoa Camargo
- Gerência de Bilhetagem Operacional – Taiza Samara Gonçalves
- Superintendência de Manutenção – Roberto Audy Monteiro de Andrade
- Gerência de Manutenção de Material Rodante e Sistemas Fixos – Luciano Costa Ribeiro
- Núcleo de Material Rodante - Nelcilene Cabral Gonçalves
- Núcleo de Energia e Ventilação - Wesley Ferreira de Araújo
- Núcleo de Sinalização, Controle Telecomunicações e Auxiliares - Pedro Jorge de Deus Peixoto
- Gerência de Manutenção de Via Permanente e Edificações – Roberto Giuliani
- Núcleo de Via Permanente - Halysson Alves Macedo
- Núcleo de Edificações - Nathalia Marinho Barbosa
- Gerência de Oficinas – Edmilson Alves Rocha
- Núcleo de Oficinas - Tiago Lobo Gonçalves
- Núcleo de Suprimentos e Logística - Alexandre Ferreira Costa
- Núcleo de Informação e Manutenção - Hugo Santilo Almeida
- Gerência de Manutenção de Material Rodante e Sistemas Fixos – Luciano Costa Ribeiro
Diretoria Técnica
- Diretor Técnico – Flávio Murilo Oliveira
- Chefe da Assessoria de Gestão – Victor Mafra Pelanda
- Superintendência de Planejamento e Projetos – Thiago Valente de Queiroz Rosa
- Gerência de Projetos – Emmanuel Luis Anselmo Joanitti
- Núcleo de Projetos Civis - Cilnara Maria Pinto Pereira Menezes de Oliveira
- Núcleo de Projetos de Sistemas Fixos e Móveis - Anderson Ataíde das Neves
- Gerência de Estudos e Planejamento – Alessandro Nogueira Aleixo
- Núcleo de Planejamento - Lucas Borges
- Núcleo de Pesquisa e Tecnologia - Clóvis Pereira de Britto
- Gerência de Aquisições – Paulo Filipe Bragetto Atanazio
- Núcleo de Custos - Jederson Lobo Ribeiro
- Núcleo de Contratações - Márcio da Silva Bernardo
- Gerência de Projetos – Emmanuel Luis Anselmo Joanitti
- Superintendência de Implantação – Fernando Jorge Rodrigues
- Gerência de Fiscalização – Carlos Roberto de Lavor Gonçalves
- Núcleo de Obras de Artes Especiais e Edificações - Dalmo Coelho Cordova Filho
- Núcleo de Infraestrutura - Ricardo Elias Ramos
- Núcleo de Sistemas - Rafael Soares Bezerra
- Gerência de Acompanhamento e Controle – Leonardo Moy Alves Berardinelli
- Núcleo de Acompanhamento e Controle - Cláudia Cristina Barbosa dos Santos
- Gerência de Fiscalização – Carlos Roberto de Lavor Gonçalves
Última atualização: 07/06/2022