Esta Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa é mais um mecanismo de boas práticas na gestão pública que a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) adotou em conformidade com a Lei n° 13.303, de 20 de julho de 2016, e tem como objetivo conferir maior transparência às atividades desenvolvidas no ano de 2021.
O Conselho de Administração subscreve a presente Carta e se compromete a manejar esforços para o alcance dos objetivos estratégicos empresariais dentro de suas possibilidades físicas e orçamentárias, levando em consideração que o Metrô-DF é empresa dependente financeiramente do Governo do Distrito Federal (GDF).
Em 2021, a Companhia manejou esforços para manter suas atividades, com foco na segurança e na qualidade do serviço prestado ao usuário. Seu êxito é confirmado pela observância dos indicadores referentes à qualidade do serviço prestado (“Número de Ocorrências que Causam Interrupção no Sistema”, “Nível de Indisponibilidade da Operação” e “Regularidade”). O último, apesar de não ter alcançado a meta, ficou bem próximo dela. No âmbito da segurança, destacaram-se as diversas ações relacionadas ao combate e controle do COVID-19, as quais são descritas pormenorizadamente nesta Carta.
Destacaram-se também atividades ligadas à modernização do sistema metroviário, principalmente à modernização do sistema de radiotelefonia e do sistema de sonorização. A modernização da bilhetagem, já iniciada, permanece em andamento em 2022, ano previsto para sua conclusão. Essa irá trazer mais facilidades aos usuários e eficiência ao sistema.
O monitoramento da estratégia, objetivos e metas da empresa é realizado por meio de reuniões trimestrais junto aos gestores de nível tático e semestralmente pelo Conselho de Administração, sendo possível replanejamentos semestrais conforme as variações de cenário.
Handerson Cabral
Presidente do Conselho de Administração
e Diretor-Presidente do Metrô-DF
Carta Anual - CAPPGC de exercícios anteriores
CAPPGC - Exercício 2019
Última atualização: 14/05/2023