Os Canais de Denúncias são uma forma de ampliar o comprometimento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) com a transparência e a ética. Essa ferramenta é independente, sigilosa e imparcial e está disponível para os públicos externo e interno.
» Aqui você pode formular denúncias sobre temas como:
♦ Fraude
♦ Corrupção
♦ Lavagem de dinheiro
♦ Assédio
♦ Discriminação
♦ Segurança
♦ Meio ambiente
♦ Outras irregularidades
» Como fazer sua denúncia
Pela Internet:
As denúncias deverão ser realizadas por meio do FORMULÁRIO DE DENUNCIA ÉTICA e serão recebidas pela Comissão de Ética do Metrô-DF, por meio dos seguintes canais:
– E-mail: comissaodeetica@metro.df.gov.br, com o título “Denúncia” e Arquivo PDF do formulário preenchido; ou
– Protocolo do Metrô-DF, com o formulário impresso e preenchido, em envelope lacrado, com destinatário “Comissão de Ética”.
* Em ambos os casos, o formulário poderá ser preenchido eletronicamente ou de próprio punho.
Download do Formulário de Denúncia Ética
O formulário deverá ser preenchido com todas as informações a seguir, de forma a fornecer o subsídio necessário aos procedimentos de Instrução e Investigação da Comissão de Ética:
– Identificação do Denunciante, com nome completo, RG, CPF, endereço, telefone e e-mail;
– Identificação do autor, com nome completo, de guerra ou apelido;
– Informação de data, horário e local da conduta a ser investigada;
– Descrição da conduta a ser investigada;
– Apresentação dos elementos que comprovem a conduta a ser investigada, como fotos, vídeos, testemunhas, entre outros.
» Ouvidoria
Você também pode se manifestar à Ouvidoria Geral do Governo do Distrito Federal (OGDF) sobre: reclamação, solicitação de informação, pedido, opinião, sugestão, consulta, elogio ou denúncia e registrar e acompanhar suas manifestações via internet. Para acompanhamento, basta ter a senha de acesso ao sistema recebida no ato do registro da manifestação e número do protocolo em mãos.
Quero registrar agora.
Por telefone:
Ligue 162 - Central de atendimento do GDF gratuita para ligações realizadas de telefone fixo e pelo celular, exclusiva para assuntos de ouvidoria, como reclamações, sugestões, elogios, denúncias e informações de caráter geral sobre serviços da administração pública, tais como horários de funcionamento, números de telefone, endereços, entre outras.
» Outros canais
Governança e Controle Interno
Email: gci@metro.df.gov.br
Gerência de Compliance e Integridade
Email: pgcon@metro.df.gov.br
» Instrumentos de Governança
♦ Código de Conduta do Metrô-DF
♦ Política de Governança, Risco e Integridade
♦ Política de Divulgação de Informações
Última atualização: 12/09/2023